
VALDEZ JUVAL
Costumo assistir televisão passando os canais aleatoriamente. Não escondo minha preferência por notícias jornalísticas, esportivas e publicitárias quando elas são dignas de admiração. Vezes, porém, me detenho em alguma coisa que me chame atenção ou desligo imediatamente quando não interessa.
Não adianta me contrariar e criticar tal ou qual programa ou emissora. É muito fácil mudar de canal ou desligar o aparelho.
Casualmente, como disse, encontro uma espécie de show de calouros. No momento o apresentador explicava ao candidato que ele acabara de ganhar um SIM de um dos quatro jurados e explicou:
- Você vai ter que ganhar mais três SINS para continuar concorrendo.
Isto mesmo: SINS e ele, o apresentador, ainda repetiu. Quer dizer que ele não havia se enganado. Mais de um sim seria sins.
Trabalho foi pesquisar sobre o assunto. Trabalho porque não havia meio de me convencer que o advérbio ou o substantivo SIM teria plural em SINS.
Alguns dicionários como o Aurélio e a Wikipédia se omitem. Não sei dizer o que podem ter escrito Houaiss, ou Michaelis por absoluta impossibilidade de acesso, todavia, o Professor Moreno (não tenho referências sobre o dito cujo) respondendo a uma pergunta que lhe fora formulada diz categoricamente que pode ser usado no plural e explica: ”Esse é um dos traços característicos de nosso idioma pois qualquer vocábulo, de qualquer classe, pode vir a ocupar a posição nuclear de um sintagma nominal, que sempre será um substantivo. Quando isto ocorre, o vocábulo passa a ter a mesma reflexão que os substantivos têm”. E a Professora Sílvia Loureiro, de Porto, Portugal, diz taxativamente que a palavra sim tem plural, da mesma forma que o tem o termo não.
Para confirmar tudo, Caldes Aulete nos apresenta sins como o plural de sim, em seu dicionário digital.
Em consequência de tudo é que fiz estardalhaço muito grande por que o meu sistema auditivo não aceitava a sonorização da pluralidade desta palavra. Mas aqui estou para dirimir qualquer dúvida e dar ciencia que os sins e os nãos existem.
Mais uma explicação: SINTAGMA é uma unidade sintática, composta por um ou mais vocábulos que forma orações. Na língua portuguesa, existem sintagmas verbais e os nominais, de acordo com o núcleo do sintagma. EntenderaM?
Ou idiomazinho difícil... e chato!!!
Brasil, 20120301
Nenhum comentário:
Postar um comentário