sábado, fevereiro 18, 2012

O Carnaval Mental do Escracho Geral





Eduardo Starosta




Tempo de Fantasia em um Mundo Surreal


O carnaval é uma festa fantástica, especialmente na medida em que proporciona alguns dias de plena liberdade individual, sem censura. O sexo é liberado; homens chegados ao transformismo têm a desculpa de se vestirem de mulheres sem correrem o risco de serem linchados; e na fantasia passa a valer praticamente tudo, regado a samba, suor e cerveja (Caetano Veloso).

Pessoalmente, prefiro passar esses dias longe da agitação, no máximo cobiçando as belas mulheres dos desfiles através da tela da televisão de 20 polegadas num apartamento de praia, o que só será trocado por uma eventual pescaria no Farol da Solidão (RS).

Bem, há gosto para tudo e todos eles precisam ser respeitados desde que não interfiram na liberdade do próximo. Dessa forma, fico com a cerveja e deixo o samba e o suor para quem quiser.

Mas isso não me faz perder o interesse pelo tema do carnaval.

Dispensando as explicações pagãs que grande parte das pessoas conhece, o fato é que estamos falando de uma comemoração global de culto aos prazeres da vida. E não raramente, para garantir a impunidade das travessuras, os foliões usam fantasias com objetivo claro de esconder a própria identidade.

Mas isso não quer dizer que essas pessoas não têm identificação com o personagem escolhido para representar o seu "Avatar". Bem nesse ponto, qualquer tipo de verdade acaba se tornando relativa, uma vez que cada fantasiado mascara sua própria identidade com as características que mais admira ou lhe chama atenção do personagem escolhido. Em resumo, estamos falando de um jogo de mentiras toleráveis, pois através delas fica mais fácil usufruir dos prazeres, amores e ódios mais intimamente desejados... até quarta de cinzas.

Apesar do carnaval de ser uma festa tipicamente brasileira, ela também está presente em vários pontos do mundo de forma mais moderada em termos do escracho da liberdade, mas com o mesmo sentido ou muito próximo.

Quem gosta da festa e tem vitalidade para agüentar a maratona da folia, que aproveite bem, já que o resto do ano aparentemente não vai ser muito fácil.

Então, um bom carnaval a todos os leitores de Escracho Geral

Nenhum comentário: