quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Mudança na Diplomacia Brasileira






Eduardo Starosta



É bom ter amigos engraçados e originais. Porém, se eles se tornam caricatos demais, acabam gerando certos inconvenientes para os seus parceiros. É o caso do insuperável Hugo Chávez (falaremos dele em um próximo tópico) e do impertinente presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad. As boas relações que Lula quis manter com eles, apesar de alegrar sua torcida mais próxima, acabaram sendo bem comprometedoras para o contexto total da diplomacia brasileira.

Tem-se a impressão que a nossa atual Patroa não gosta muito de aturar parceiros, diríamos, caprichosos demais. O governo de Dilma realmente parece querer mudar a atitude da diplomacia ao determinar o voto favorável na ONU para se realizar investigações sobre desrespeitos aos direitos humanos na terra dos aiatolás.

O porta-voz iraniano já falou em saudades do Lula e o distanciamento diplomático entre os dois países, de fato já ocorreu, como podem confirmar os exportadores de frango que passaram a ter seus produtos vetados pelo Irã.

Estar de mal com o Brasil é apenas mais um dos problemas da antiga Pérsia, já que em breve começará um forte bloqueio comercial por parte da União Européia, que deve parar de comprar petróleo.

Mas o que interessa é o indício de reposicionamento diplomático brasileiro rumo a uma posição menos polêmica (e portanto de menor destaque), mas mais equilibrada (sob o ponto de vista mental mesmo) e focada em resultados objetivos de longo prazo com os parceiros países mais endinheirados, que é o que interessa para a nossa ainda frágil economia.

Chávez, O Moribundo

De acordo com o jornal ABC, da Espanha, o presidente da Venezuela tem ainda de nove a 12 meses de vida. Parece que o Chávez já está com metástase óssea, o que é um quadro clinico de difícil reversão. Se isso for mesmo verdade, a América Latina perderá um de seus líderes mais folclóricos e a Venezuela terá a oportunidade de reconstruir seu futuro. Mas preparem-se para a idolatria do futuro mártir do continente....

Um comentário:

Jorge Duarte disse...

Com a derrapagem da Patroa agora em Cuba a mudança está pra trocar seis por meia duzia. Jorge