quarta-feira, fevereiro 01, 2012

DESPERTAR É PRECISO

Repasse:

"Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada." Vladimir Maiakóvski. Poeta russo "suicidado" pelos comunistas.

"Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar". Martin Niemöller. Simbolo da resistência aos nazistas.

"Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítma. Depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles; depois fecharam as ruas, onde não moro; fecharam então o portão da favela, que não habito; em seguida arrastaram até a morte uma criança, que não era meu filho". Claudio Humberto. Jornalista.

O que os outros disseram, foi depois de ler Maiakovski. O incrível é que após cem anos, ainda estejamos tão desamparados, inertes, submetidos aos caprichos da ruína moral dos governantes, que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos ossos roídos e o direito ao silêncio: porque a palavra, esta há muito se tornou inútil...

Um comentário:

Unknown disse...

Não podemos esperar que os atuais políticos reformem a política e seus próprios procedimentos e a partir disso: a saúde, a educação, o transporte, a segurança e reordenem a Lei, se o fizessem estariam quebrando seus potes de ouro...

A sociedade é que deve reconhecer seu poder e tomar par si a iniciativa de, em lugar de falsa esperança, reformar os preceitos sobres: os valores morais de nossos direitos, de nossos deveres e de nossa soberania... ...pois é o caso de se indagar: será que esses políticos já tendo demonstrado ter suas “percepções” tolhidas pela natureza de seus caracteres, em seus “conscientes” devaneios de poder, poderão perceber os axiomas da ética, da razão e da lógica nessas relações?... ...Evidentemente que não!... A lógica do transgressor é transgredir. Não podemos esperar que se auto-corrijam... ...isso é uma utopia...
No texto A Reforma Moral, do O Portal, tento dizer mais sobre o que penso a respeito.

Delmar Fontoura.