segunda-feira, janeiro 30, 2012

Mais Um Que Se Vai


Glauber Rocha o chamava de "O Pai do Cinema Documental do Brasil"

Morreu aos 81 anos, em João Pessoa, na madrugada desta segunda-feira o cineasta Linduarte Noronha que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial São Francisco. Linduarte não suportou uma dificuldade respiratória manifestada após uma pneumonia. Segundo informações da família, ele sofreu uma parada respiratória.

Linduarte Noronha iniciou sua história com uma premiação recebida em Varsóvia, nos tempos da Guerra Fria, por uma exposição de fotografias mostrando pessoas apanhando caranguejos intitulada "Os Homens da Lama" e com o filme "Aruanda", segundo Glauber Rocha, documentário precursor do Cinema Novo no Brasil. O filme aborda a existência de um quilombo na Serra do Talhado e mostra os descendentes destes mesmos escravos vivendo de forma primitiva, fabricando de maneira rústica e vendendo seus potes de barro para viver. Fez também "O Cajueiro Nordestino" e se aventurou sem sucesso no cinema comercial na direção de um longa metragem, "O Salário da Morte."

Mais um que se vai. O mundo fica cada vez mais sem graça. A imagem mais remota que tenho dele: "eu menino, na Rádio Tabajara, olhando para dentro do “aquário” Linduarte, ainda sem os louros da fama, fones nos ouvidos, mero locutor de estúdio."

Vai em paz, Linduarte, a gente se vê qualquer dia. HC

2 comentários:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Paz e luz para ele em outra etapa de vida. Deus o ampare. Abraço. márcia

Manfredo Caldas disse...

Hugo,
O Velho Mestre seguiu para as Terras de Aruanda. Fica em nós um enorme vazio no peito.