terça-feira, novembro 15, 2011

A MPB e suas histórias...


Um pouco da história da música brasileira não faz mal a ninguém. Mormente quando o cenário musical tupiniquin anda tão capenga, tão aviltado. Aposto que nenhum de vocês imaginava que o Zé Vasconcelos, falecido há pouco, teve o seu lado de compositor da MPB. O texto abaixo não deixa dúvidas. Trata-se de trecho de uma entrevista que o próprio humorista concedeu em 2002 ao pesquisador Jorge Mello.

Conheça então, como surgiram letra e música de "Nick Bar", de sua autoria e de "Garoto", que iria se tornar um grande sucesso na voz e no piano de "Farnésio Dutra e Silva" - o popular Dick Farney.

"Conheci Garoto em 1950, na Rádio Record de São Paulo, e nos tornamos amigos. Dessa amizade, nasceu uma viagem. Uma viagem que fizemos, por dois meses, por todo o interior de São Paulo. Mas antes, nós freqüentávamos o Nick Bar, aqui em São Paulo. O Nick Bar era o paraíso dos artistas. O Nick Bar tem muito a ver comigo. Ele ficava no centro da cidade, ao lado do TBC e a maioria dos meus números foi criada alí dentro. Isto porque o dono, um norte americano chamado Joe Kentor, tinha umas idéias muito bacanas!

Agora, voltando à viagem ao interior, com Garoto: ele tocando violão e eu fazendo as minhas piadas. Um dia, o carro que nós íamos, que era um Jaguar 1950, quebrou. Já imaginou em 1950, um carro quebrar no interior de São Paulo? Aí nós saltamos do carro. Garoto pegou o violão, sentou embaixo de uma árvore e começou a tocar uma melodia, dizendo:

– Zé, estou compondo agora, tá nascendo agora!

Aí eu olhei pra ele e disse:

– Vamos aproveitar! Eu vou fazer uma letra pra essa música, falando sobre o Nick Bar.

Então ele fez a melodia e eu a letra, ali na hora. Quando voltamos ao Rio de Janeiro, encontramos com o Dick Farney e mostramos a música para ele, que adorou! E ele depois gravou a música algumas vezes.”

Ouçam, no video abaixo, "Nick Bar," música de Garoto e letra de José Vasconcelos com Dick Farney ao piano. HC




Um comentário:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Hugo,
Só assim para aliviar a tensão !
Que voz maravilhsa!
Muito bom! É fechar os olhos e soltar a emoção! Grande abraço. Márcia