sexta-feira, setembro 23, 2011

A Propósito - Marcelo Alcoforado



SOMOS TODOS POLIGLOTAS?

Mais uma vez, o governo se mostra onisciente, demonstrando toda a profundidade das suas decisões, naturalmente voltadas, sempre, para promover o bem comum.

Eis um exemplo que não dá margem a dúvidas: quando através do Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, o governo, distribuiu no meio estudantil quase quinhentos mil exemplares do seminal livro Por uma vida melhor, da coleção Viver, aprender, os oposicionistas, os recalcados, os do contra, os que sempre torcem pelo quanto pior, melhor logo acorreram com as mais acerbas críticas.

Como quem ri por ultimo ri melhor, agora, uma pessoa notória, de alta popularidade além de irresistível beleza, embora não reverenciada pela sapiência acaba de validar a iniciativa governamental de lançar obra de tanta relevância É que a bela Luciana Gimenez, refutando as muitas críticas que são feitas à sua sintaxe, declarou, recentemente: Não é que eu não falo o português correto. É que eu tenho dois vocabulários.

Como, de certa forma, a frase possui alguma simetria com o espírito do livro, que legitima linguagens paralelas à norma culta, somos um país, no mínimo, bilíngue.

Como Luciana, que fala inglês, além de portugueses.

Nenhum comentário: