domingo, setembro 25, 2011

Considerando

A música popular brasileira há muito naufragou, foi a pique que nem um desditoso Titanic. Nem mesmo as exceções de sempre se salvaram. Também, não lhes jogaram um mísero colete salva-vidas. Já faz bastante tempo em que o Brasil esperava ansioso o lançamento dos discos de Caetano, Gil, Paulinho da Viola, só para falar nos mais conhecidos.

Agora, me responda na maior sinceridade, qual foi a música da lavra desses cavalheiros que "pegou", nestes últimos tempos, desde o Oiapoque ao Chuí? Pode alguém aí assobiar alguma?

Tom Jobim certa vez falou sobre o "sucesso" do Rock in Rio: "Essa turma sabe realmente das coisas. Veja só que apenas tocando em duas posições no violão eles conseguem fazer essa zoeira toda. Imagine quando aprenderem a tocar mais uma. Ou duas!"

Talvez eu seja suspeito para emitir opinião, mas desculpe, eu sou do tempo em que se faziam e se escutavam MÚSICAS.

O clipe de hoje é com Joe Brown 71, um cavalheiro absolutamente desconhecido para mim, é músico e cantor que atua no show bussiness inglês há mais de cinco décadas. Nos últimos anos ele se concentrou em diversas gravações e na participação de pelo menos duas turnês por ano onde faz cerca de 100 shows ao tempo em que lança um álbum anual. Muitíssimo considerado no mundo da música impõe respeito e admiração no meio artístico. Sua performance de "I'll See You In My Dreams", (canção que povoou a minha juventude),
no "Concert for George", quando ainda era um jovem de 60 anos mostra que ele ainda é grande depois de todos esses anos. Simplicidade aliada a sinceridade e a franqueza, sem a afetação doentia dos canhões de luz, dos efeitos especiais, nuvens de gelo seco, fogos de artifício e palcos de 25 metros de comprimento, dão a medida certa do recado. O "baterista" com duas vassourinhas e uma caixa me remeteu a mim mesmo acompanhando o Archidy Picado ao piano, nas tardes de sábado no conservatório da Rua Nova em João Pessoa, década de 50. Veja o clipe. HC




2 comentários:

Aline Alexandrino disse...

DUCACETE, o Brown!!!
Aline

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Estimado primo,

Que presente este clipe!
A boa música não tem idade,tem sensibilidade.Você acertou em cheio. Parabéns mil vezes!Abraços. Márcia