sábado, março 19, 2011

O Blog do descontentamento

Portal Imprensa - Últimas Notícias - 17/03/2011 19:09

Sobrinho de ministra da Cultura pode produzir vídeos de blog de Maria Bethânia A Ministsra Ana de Hollanda

Na última quarta-feira (16), veio à tona a notícia da aprovação do Ministério da Cultura de um projeto da cantora Maria Bethânia para a produção de um blog ao custo de R$ 1,3 milhão, dinheiro que será captado por meio de renúncia fiscal via Lei Rouanet.

O descontentamento de setores da opinião pública com a aprovação do projeto chamou atenção para a possibilidade de a produtora do sobrinho da ministra Ana de Hollanda produzir o conteúdo em vídeo do blog, que mostraria Bethânia interpretando clássicos da poesia, tema alinhado com sua nova turnê, "Bethânia e as Palavras".

De acordo com Reinaldo Azevedo, colunista da Veja, existe a possibilidade de os vídeos do futuro blog serem produzidos pela Conspiração Filmes, que tem como sócio Lula Buarque.

"A Conspiração é uma produtora bem-sucedida. Seria injusto dizer que vive do capilé oficial. Não precisaria disso. Mas atenção! Não se deve usar as suas credenciais contra a reputação dos cofres públicos. O fato de que ela pode ter vida independente sem precisar do estado não a perdoa quando se mete num projeto com essas características", escreve Azevedo.

"Lula Buarque pode ter a genialidade cromossômica da família Buarque, não discuto isso. Mas seria razoável que a tia não estivesse tão próxima de um projeto que interessa à empresa do sobrinho, ainda que ele represente percentual pequeno do faturamento da empresa", observa o colunista.

No começo da noite desta quinta, o jornalista Ricardo Noblat ironizou em seu Twitter o orçamento do blog: "Há mais de 4 anos que meu blog publica um poema diariamente. Cedo o espaço a Bethânia de graça. O governo economizará em renúncia fiscal", escreveu.

A discussão sobre a aprovação do projeto gerou uma paródia publicada no YouTube sobre a música "Brincar de Viver", de Maria Bethânia. "Quem me que blogou? Quem vai querer blogar comigo? Viva o incentivo fiscal e patrocinar as minhas loucas poesias", diz a letra.

2 comentários:

Jorge Duarte disse...

Ah, eu também quero. Eu tenho um blog com piadas do Costinha. Mas com os Hollanda dando as cartas, é como se diz aqui no NE sofrido: "Mateus, primeiro os meus"!

Unknown disse...

Somente...


Esse Delírio, Esse Poder!

Ouço o som de notas,
um farfalhar...
Vem de um Planalto,
que é fétido...
Espraia-se em névoa,
ao descer!...

É um delírio ímprobo,
sem ética...
É nauseabundo o cheiro!
das notas...
São notas que pagam
esse delírio,
desse delírio,
esse poder!...