terça-feira, dezembro 28, 2010

Uma história verdadeira que a História esqueceu

Hugo Caldas


Para não esquecer...

Na véspera do Natal de 1914, durante a I Guerra Mundial, entrincheirados nos campos da Bélgica, soldados alemães colocaram Árvores de Natal nos parapeitos das trincheiras e acenderam velas. Então, começaram a cantar canções de natal, e apesar de sua linguagem ser estranha aos seus inimigos, as músicas não eram. Os inglêses se enfureceram e depois que algumas árvores foram destroçadas por tiros, ficaram mais curiosos do que agressivos e se arrastaram até a frente para ver e ouvir. Em seguida, como por milagre começaram a cantar também. Pela manhã, a "terra de ninguém " entre as trincheiras estava cheia de soldados confraternizando, partilhando as rações, trocando presentes, tirando fotos, duas das quais ilustram este texto, e cantando. Depois de enterrar os corpos dos seus respectivos mortos, "Tommy e Fritz" decidiram disputar uma partida de futebol alí mesmo, entre as linhas.
O jogo terminou 3 x 2 para Fritz. Um Feliz Natal para todos.

3 comentários:

Mary disse...

Hugão

Ainda não havia encontrado em lugar nenhum de Recife o que eu tanto procurava...agora no meio da noite ao abrir o seu blog achei: este é um verdadeiro presente de Natal.

Que a gente possa fazer destes últimos dias de dezembro de 2010 quase as vésperas da virada o Natal que os soldados ingleses e alemães tiveram em 1914.
Mary

Huguinho disse...

Parece até coisa de filme...mas foi verdade!

Huguinho

Edival Toscano disse...

Prezado Hugo Caldas.
O texto da crônica de hoje "Uma história verdadeira que a História esqueceu" pode ser visto no filme "FELIZ NATAL", já em DVD. "FELIZ NATAL" conta a verdadeira história da trégua de véspera de Natal declarada pelas tropas escocesas, francesas e alemãs nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Os inimigos deixam suas armas por uma noite e se juntam em fraternidade e esquecem as brutalidades da guerra. Diane Krüger, Daniel Brühl e Benno Fürmann lideram um elenco internacional de primeira linha em um filme realmente poderoso e imperdível.
Basta acessar o Google Imagens e ver o fime.
Forte abraço.
Edival