quinta-feira, outubro 14, 2010

Tempos obscuros...

Osnaldo Araujo

Enquanto o presidente do Chile colhia os frutos do resgate dos mineiros em Copiapó, na TV brasileira e no áudio da TV chilena não ouvi qualquer menção à Schramm, (http://www.schramminc.com) empresa norte-americana que fez aquele poço com precisão absoluta e velocidade assustadora.

A NASA foi citada en passant: deu uma "ajuda" aos chilenos.

Embora o antagonismo contra o Chile seja muito fote na Bolívia devido à perda de sua saída para o mar na Guerra do Pacífico (1879-1884), exatamente aquele deserto que contém as maiores reservas de cobre do mundo, o presidente boliviano não perdeu a oportunidade de aparecer para a mídia internacional.

O presidente daqui, também para aparecer no evento, ligou para o celular do presidente da Bolívia, que o repassou para o seu colega chileno (deve ter usado este número para ligar quando o presidente cocaleiro tomou nossas refinarias na Bolívia).

Os mineiros são heróis acidentais: estavam no lugar errado na hora errada, mas sua provação, capacidade de organização e perseverança em condições tão adversas, são realmente de proporções heróicas.

Os socorristas são os verdadeiros heróis, principalmente o Manuel González Pavez, que desceu pela primeira vez na cápsula (aquela que teve uma "ajudinha" da NASA).

Nenhum comentário: