quinta-feira, julho 15, 2010

ECHOS DA COPA

Hugo Caldas

Pronto, acabou a Copa da África. Decorridos pouco mais de 30 dias entre jogos, vitórias, derrotas, árbitros arbitrários, decepções, atos de vandalismo, pontapés na caixa dos peitos do adversário, pisadelas criminosas, gente fantasiada nos estádios, caras pintadas de mil variações de carmim, verde amarelo azul e branco, a escorrer pelo rosto junto com as lágrimas, em lamentações pela derrota. As deploráveis vuvuzelas, a abominável Jabulani (argh), uma lástima. Porém sinto que finalmente o mundo parece voltar à sua normalidade de guerras e violência, haja vista os 74 torcedores em Kampala, Uganda, que perderam a vida enquanto assistiam à final Espanha x Holanda, no último domingo. É, graças aos céus o planeta está de volta à outras atividades bem mais condizentes com a nossa civilização ocidental-judaico-cristã, ou seja, a matança indiscriminada de inocentes. Aqui em Pindorama foi aberta a estação de caça às mulheres. Mas, praza aos céus, a estatueta de 7 quilos de ouro vai morar os próximos quatro anos na terra de Don Quixote e Sancho Pança. Com todo o mérito à garra do futebol da Fúria.
Devido à morrinha dos jogos melhor ir anotando algumas pérolas cometidas por cronistas e narradores. Veja abaixo:

A Alemanha controla "mais bem" a bola. Paulo Roberto Falcão - Globo
"Saiu pra dentro", porque isso é copa do mundo. - Neto e seu sotaque caipirês - Band
"Goleiro tem que usar mão, pé, cabeça, tudo". Neto - Band
"Se não vai por baixo, vai por cima". Neto - Band
"Se esburacou com a grama". Galvão Bueno - Globo
"A torcedora aparenta uma aparência triste". Arnaldo César Coelho - Globo
"Ele veio falar com nós." - Técnico Dunga (epa) em uma coletiva
Jabulani, repetida ad nauseam com voz de assombração, por outra assombração da Globo...
A cheiradinha marota em um pó, de Donovan antes do Jogo EUA X Argélia......
Bill Clinton, Mick Jagger, os herois do pé frio...
A estranha "dieta" do técnico da Alemanha... veja vídeo abaixo...
Excentricidades tais como Buskets e Punyol, nomes de jogadores espanhóis...
A "coragem" do Robinho à guisa de um pequeno David, encarando Golias, o grandalhão holandês.
E acima de tudo, ter que aguentar jogos medíocres e violentos, enquanto meus filhos berravam pulavam e enxugavam incontáveis latinhas de cerveja. Houve um boato, não desmentido, tampouco confirmado, da fuga de alguns atletas da Coréia do Norte. Correu à boca pequena que atores japoneses haviam sido contratados para posar de torcida. Ou você pensa que aquele ditador de fancaria iria permitir a saída das pessoas a fim de participar de uma celebração da decadência ocidental!



Um cartola da Fifa revelou que a entidade deverá abiscoitar cerca de 3,2 bilhões de dólares com a realização da Copa na África do Sul. O valor, segundo disse o porta-voz Nicolas Maingot, é mais que suficiente para suprir as despesas da Fifa pelos próximos quatro anos, até que venham para Pindorama nos surrupiar outro tanto sob as benesses dos debilóides dessa tão amada pátria gentil. Para a Fifa a Copa é, de longe, o pote de ouro ao pé do arco-íris. Sabem vossas senhorias quanto custa vincular a marca de algum produto à realização do evento?

Enquanto a dona da festa contabiliza o seu butim, a África do Sul faz das tripas coração para que as contas fechem sem mostrar o tamanho do buraco que o campeonato do mundo deixou de herança. Os sul-africanos torraram 8,5 bilhões de dólares para promover o torneio, e seguramente vão ter dificuldades com o livro caixa. O país ainda caiu na besteira de conceder inúmeros incentivos fiscais justamente para beneficiar a Fifa. Pelo contrato leonino, a entidade recebeu garantias de que não iria pagar impostos sobre a comercialização de produtos, direitos de transmissão e outras formas de receita ligadas à Copa. Olho vivo e vamos ver o que teremos que ceder aos homens.

Da África do Sul somente conheci os estádios. Belos, por sinal, porém arrodeados de favelas. Cuido que ficarão às moscas, ou será que eles terão uma copa a cada dois meses? Do país, nada foi mostrado. Um reporter da Globo se aventurou em um "Safari", à noite. Tudo envolto em uma densa e espessa sombra. A copa não foi só de maravilhas. Houve problemas com transporte e ingressos. Também foram reportados casos de assaltos. Equipe de uma emissora de televisão foi aliviada de câmeras, celulares, dinheiro, etc enquanto jogavam um baralhinho para fazer hora no saguão do hotel.

Como será, por exemplo, a Copa 2014 aqui em Pindorama? A princípio, oito estádios serão remodelados e quatro novos construídos. Será que vai dar tempo? Teremos, com certeza, o superfaturamento das obras ou não estamos no Brasil! A quantas anda o famoso estádio a ser levantado aqui em São Lourenço da Mata? Dificilmente estádios antigos, como o Maracanã e o Beira-Rio, chegarão ao nível dos que se viu na África do Sul.

E por último mas não menos importante...

Tenho a mais absoluta convicção, em termos do politicamente correto, que os patrulheiros de plantão e outros pascácios afins, vão querer me esganar mas forçoso será mencionar os negrinhos cibernéticos... isso mesmo, não ví um só comercial com garotos negros. A Coca-Cola veiculou um filmete produzido nas teias da Web, com crianças esquálidas, pés no chão, o retrato do atraso de vida. O Bradesco veiculou outro com garotos reais mas em terra brasileira com o Corcovado ao fundo. "Tudo tão limpo e bonito, nem parece a África", disse certa vez o noço guia. Lembram?

Uma cena para sempre inesquecível: O goleiro da Inglaterra aceitar um frango de fazer inveja ao Waldir Peres... Dá para rir às bandeiras despregadas.

Um comentário:

ligia tabosa disse...

Hugo; beijo! Que Deus te guarde sempre e te ilumine.Saudade.

Lígia