quarta-feira, julho 21, 2010

Bombeiros acusados de roubar donativos de vítimas das chuvas em Alagoas


Como diria Odorico Paraguassú, "é com a alma enxaguada pela áqua da tristeza que constatamos: Até os Bombeiros"!? HC

Odilon Rios, especial para o GLOBO - em 21/07/2010

MACEIÓ - O Ministério Público de Alagoas investiga um esquema coordenado por um coronel, um capitão e um tenente do Corpo de Bombeiros para desviar material doado pelos brasileiros a moradores atingidos pelas enchentes. O furto foi denunciado por um integrante do próprio Corpo de Bombeiros. Foram desviados carregamentos de sandálias de dedo, sabonetes, objetos de uso de pessoal e até talheres.

As doações eram desviadas antes mesmo de chegar ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde é feita a triagem dos donativos que chegam de todo o país para distribuição às cidades atingidas. Os produtos seguiam para outro galpão, onde os bombeiros participantes do esquema escolhiam os objetos que queriam. Só as sobras eram destinadas para a distribuição às vítimas.

Os promotores investigam agora se há participação de políticos na trama. O objetivo seria trocar os objetos doados por votos nas eleições de outubro. Ao todo, 15 cidades decretaram situação de calamidade, em razão da destruição provocada pela cheia dos rios Mundaú e Paraíba. Há 72 mil desabrigados e 29 desaparecidos.

Sandálias estavam no carro de um oficial dos Bombeiros

A descoberta do esquema ocorreu por acaso. No dia 12 de julho, um caminhão com mais de mil pares de sandálias Havaianas, doadas pelo fabricante, chegou a um galpão da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, na Avenida Rotary, no bairro do Farol. Um livro de registros do galpão atesta a entrada do carregamento. No dia seguinte, houve um acidente com o portão do galpão, que caiu, ferindo o filho do vigilante.

Ao tentar ajudar o ferido, um oficial designado para fazer a separação dos donativos notou uma movimentação estranha: parte das sandálias estava sendo transferida para o veículo de um outro oficial. De acordo com o Boletim da Corporação, que circula internamente, o oficial deu voz de prisão ao colega. Mas logo um coronel e um deputado federal apareceram, e o crime acabou abafado.

Dias depois, houve outro flagrante de desvio: uma doação de R$ 50 mil em produtos de uso pessoal foi novamente saqueada por bombeiros, conforme atestam boletins internos do Corpo de Bombeiros e parte dos depoimentos ao Ministério Público, obtidos com exclusividade pelo GLOBO.

Esses produtos tinham sido doados pela Receita Federal. O secretário de Defesa Social de Alagoas, Paulo Rubim, fez o flagrante pessoalmente e determinou, no dia 17 de julho, a abertura de uma sindicância para apurar o caso. Um bombeiro está preso.

O Corpo de Bombeiros de Alagoas não quis se pronunciar sobre o desvio de donativos. O secretário Rubim não foi encontrado.

- Os oficiais alegam que a distribuição era desorganizada, e que, inclusive, chegavam pessoas ao Corpo de Bombeiros dizendo ajudar e levavam coisas para casa. Tinha gente que entrava com uma roupa ou uma sandália velha e saía com uma nova. Mas, não houve desvios feitos pelos bombeiros - alegou o advogado dos oficiais, Tales Azevedo.

Nenhum comentário: