quinta-feira, março 11, 2010

Bonito Pra Sua Cara!

Europa pede libertação de presos políticos de Cuba

De O Globo:

O Parlamento Europeu aprovará nesta quinta-feira uma declaração condenando energicamente Cuba por sua falta de respeito aos direitos humanos, além de lamentar a morte do dissidente Orlando Zapata por greve de fome e exigir a liberdade incondicional e imediata de todos os presos políticos no país.

O rascunho, aprovado previamente por todos os grupos políticos da casa e previsto para passar sem emendas, afirma que a morte "cruel e evitável" do dissidente foi "um sério revés para a vigência dos direitos humanos em Cuba".

"(O Parlamento) condena a detenção preventiva de ativistas e as tentativas do governo de impedir a família (de Zapata) de realizar seu funeral e velório", diz o comunicado, expressando sua "preocupação pela situação de todos os presos políticos e dissidentes que se declararam em greve de fome depois da morte de Zapata".

Os legisladores europeus defendem ainda que "o encarceramento da dissidência em Cuba por seus ideais e sua atividade política pacífica contrariam a Declaração Universal de Direitos Humanos".

Nenhum comentário: