quarta-feira, fevereiro 10, 2010

A Semana - (passada)

Pela transcrição e adaptações,

Hugo Caldas

Quinta-feira da semana passada Dona Dilma foi entrevistada por Luciana Gimenez no “Super Pop”, da Rede TV. E no melhor estilo "Mais Você" terminou por fazer uma omeleta que a Luciana achou uma delícia. Então vamos deixar de salamaleques. Todo Poder à Ana Maria Braga!

******************************************************************

“Mais vale um caça voando do que dois na mão”

“Um dia é do caça e outro é do Jim das Selvas”

******************************************************************

Catástrofes domésticas não estão com nada

Rapidinho como quem rouba (epa) quando liberou a bagatela de US$ 15 milhões (dólares) para as vítimas do terremoto do Haiti, Lula ainda não mexeu o dedo mindinho (epa-epa) para depositar um mísero vintém na conta da prefeitura de Angra dos Reis. A tragédia matou 52 pessoas. Informa o prefeito, que para recebr os R$ 80 milhões prometidos será preciso apresentar uma ruma de projetos a serem aprovados, ou não. Enquanto isso...

*****************************************************************

Avanço nos costumes

"Em São Paulo, travestis e transexuais acabam de conquistar o direito de usar, em órgãos públicos municipais, o nome pelo qual são conhecidos," "Bianca, Márcia, Verônica" etc O decreto, assinado pelo prefeito Kassab, visa combater as humilhações e constrangimentos a que são submetidas as garotas, digo, os travestis e transexuais.

"A coisa era pesada, diz o repórter: o travesti Roberta Close, por exemplo, sempre elegantíssima, sempre muito bem vestida, na última moda feminina, era obrigada a atender por "Roberto". De acordo com Franco Reinaudo, coordenador de Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo, a medida é histórica: "A cidade demonstra seu pioneirismo e preocupação com os direitos humanos dos cidadãos travestis e transexuais".

Que mal lhe pergunte... esse "avanço nos costumes" não se configuraria em crime de falsa identidade previsto no art. 307 do Código Penal?

*****************************************************************

E o Obama, hein?

A matéria da Folha, começa assim:

"Durou pouco a lua de mel do presidente dos Estados Unidos com a esquerda e movimentos antiglobalização que se materializaram no Fórum Social Mundial. Há menos de um ano, na edição anterior do fórum, em Belém (PA), Obama foi celebrado com euforia como a grande esperança daqueles que esperavam um líder mundial que levasse adiante bandeiras como justiça social, meio ambiente e o fim das guerras."

Acho-te uma graça. Aqui, neste mesmo Blog, dia seguinte à posse do Obama, dizia eu que ele não iria retirar as tropas do Iraque, do Afeganistão e quejandos porque não é assim, feito passe de mágica; E acima de tudo: Mr Barack Hussein Obama II é "americano" com todo o peso e todos os agravantes que essa circunstância possa significar.

*******************************************************************

Anda por aí nos pára-brisas de Brasília:

“Compre um ingresso para o filme do Lulla e guarde o canhoto. Pode ser que no futuro você receba uma indenização por tortura”.

**************************************************************

"Mais vale uma amigo na praça do que dinheiro na Caixa!"

Lula, o sábio, disse ontem:

"Que o preço das propostas apresentadas para a compra de 36 caças pelo Brasil não é fator determinante para sua escolha. Afirmou que sua decisão vai levar em conta a soberania tecnológica e a do país. "Essa questão do caça não é uma questão comercial comum, não é um acordo apenas econômico: "Vou comprar um porque é mais barato". Não. Estamos tentando mostrar para a sociedade brasileira que estamos discutindo a soberania do nosso país, inclusive a soberania tecnológica", afirmou.

O que está pegando, majestade, é exatamente essa "soberania do presidente". Essa prodigalidade em gastar o nosso pobre dinheirinho. O que nos insulta é exatamente a maneira ditatorial de um país do quinto mundo, cujo governante (sic) decide sozinho torrar U$ 5 bilhões a mais dos cofres públicos, sem dar a mínima para um relatório técnico de mais de 30.000 páginas, preparado no ITA e não no SENAI.

********************************************************************

Deu no O Globo

Diplomatas e acadêmicos discordam de criação de órgão sugerida pelo PT

A proposta de criação de um Conselho Nacional de Política Externa, defendida em documento oficial do PT, foi contestada por diplomatas, acadêmicos e até pelo petista Eduardo Suplicy (SP), que presidiu a Comissão de Relações Exteriores do Senado no início do governo Lula. Ele disse ser contrário à criação de novo órgão federal com poderes paralelos ao Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty não quis comentar o projeto, que foi antecipado ontem pelo GLOBO e será votado no IV Congresso Nacional do PT, entre os dias 18 e 21.

Para Suplicy, um conselho com a participação de ONGs, sindicatos e movimentos sociais poderia servir como fórum de discussão, sem ditar linhas para a política externa:

- Não pode ter caráter deliberativo. Se tiver atribuições apenas de debate e reflexão, não vejo problema. Mas o presidente da República é quem tem legitimidade para dar diretrizes para a política externa do país.

O embaixador Rubens Barbosa, que chefiou as missões brasileiras em Londres e Washington, disse que a criação do conselho representaria uma interferência indevida na diplomacia.

- É uma idéia exótica, que não existe em lugar algum do mundo e deve ser cortada pela raiz. A política externa deve servir ao Estado, não ao partido que está no poder. A diplomacia existe para defender interesses do país.

Nenhum comentário: