domingo, fevereiro 28, 2010

Cinismo


AVISO AOS NAVEGANTES:

Quero aqui reparar um grande erro. Por distração talvez, havia omitido a fonte de onde vinha a preciosidade abaixo. Muito bem: O post, bem como a ilustração foram colhidos em "Aqui Tem Coisa" do Fernando Stickel, um dos Blogs mais inteligentes do país. H.C.


A atitude de Lula em Cuba, gargalhando ao lado de Raul Castro, enquanto esse é entrevistado sobre a morte de Orlando Zapata, levado ao cárcere por ter cometido o crime de discordar do regime, não me sai da cabeça.

Não é possível escrotidão tão fenomenal, não é possível tanta mentira em um só ser humano. Não é possível Lula candidamente dizer que “Aprendi a não dar opinião sobre as atitudes de outros governos porque muitas vezes metemos a colher onde não deveríamos” poucas semanas depois de meter gigantesca colher em Honduras. Simplesmente não é possível, e ainda assim o homem tá aí, feliz como pinto no lixo. É simplesmente inacreditável. É monstruosamente vergonhoso ter um presidente assim.

Oportuníssima a carta no Forum dos Leitores no Estadão de hoje, que reproduzo:

“Foi em 21 de fevereiro que os jornais brasileiros publicaram que 50 dissidentes cubanos – 42 opositores presos e 8 que têm “licença extrapenal” por razões de saúde, todos eles do grupo de 75 condenados em 2003 a penas de até 28 anos de prisão, acusados pelo governo de serem “mercenários” dos EUA – haviam divulgado carta em Havana pedindo que Lula intercedesse por eles.

“Dirigimo-nos ao senhor para pedir que, nas conversas que sustentará com os máximos representantes do governo cubano, contemple nossa situação e a dos demais prisioneiros políticos pacíficos cubanos e defenda nossa libertação”, diz a carta. “Esperamos que o senhor se interesse pelo prisioneiro de consciência Orlando Zapata Tamayo, que desde dezembro faz uma greve de fome para reivindicar seus direitos e se encontra hoje em condições de saúde perigosas para sua vida.”

Lula não pode dizer que “não sabia”, se sabíamos todos nós. Por acaso ele pediu pela liberdade dos signatários da carta? Nem sequer falou nisso! Limitou-se a dizer que não chegou carta nenhuma. Ora, Lula imagina que as cartas saem livremente dos porões de Cuba pelos correios? Cinismo tem limites.

M. CRISTINA DA ROCHA AZEVEDO crisrochazevedo@hotmail.com
Florianópolis”

A cereja no bolo colocou-a Marco Aurélio Garcia na versão cubana do seu top-top indecoroso: “Há problemas de direitos humanos no mundo inteiro.”

Um comentário:

Fernando Stickel disse...

Hugo, copiar o meu post me deixa lisonjeado, já omitir a fonte, injuriado.
De duas uma, ou você divulga a fonte, ou deleta o post.
Obrigado!