terça-feira, fevereiro 09, 2010

A bitola estreita do PT


Maria Helena R. Rubinato





A jornalista pede que repassemos. Achei por bem postar a mensagem aqui no Blog. HC

Não sofro de megalomania e sei exatamente a dimensão do alcance do bloguetto. Meu desabafo, e é um grande desabafo, é para vocês, meus leitores e amigos. Mas peço aos que concordarem que enviem para outras pessoas, para brasileiros de mente aberta e coração verde e amarelo. Quem sabe assim o alarme toca?

Começo a ficar sinceramente preocupada com as manifestações bitoladas do PT que, de repente, passou a achar que vai mandar no Brasil.

O presidente Lula foi eleito pelo seu partido, o dito PT, mas apoiado numa Carta aos Brasileiros que teve a argúcia, e o bom senso político, de manter. Foi por seguir à risca o prometido ali que ele escapou de ser atingido pelo mensalão.

Estamos todos, inclusive eu, batendo na tecla de que dona Dilma é o boneco do ventríloquo Lula. Parece, realmente parece. A frase não é minha, foi do presidente FHC, mas eu nem pestanejei, adotei, porque o comportamento dela é o de um boneco de engonço.

Mas, e se tudo isso for algo muito bem ensaiado para parecer?

Já pensaram nisso?

Comecei a pensar agora, ao ler os jornais que assino e, juro, fiquei apavorada.

Vou mostrar a vocês o que me levou a ficar com medo, muito medo.

1) O PT botou em campo uma ideia sem pé nem cabeça da criação de um Conselho Nacional de Política Externa, para que os movimentos sociais se unam ao MRE na formulação e execução de políticas voltadas para as Relações Exteriores! Isso é uma barbaridade tão grande, tão esdrúxula, que só nos resta gritar bem alto: Não!

Os exemplos do que seriam as decisões de um Conselho desses estão aí, para quem quiser ver: Zelaya, Chávez, Evo Morales, Ahmadinejad, Sarkozy, Dassault et Compagnie, etc. etc.

Essa hipótese já me deixou com o cabelo em pé. Mas veio mais...

2) O discurso furibundo, em um encontro partidário, do senhor Marco Aurélio Garcia, contra a invasão, segundo ele, da programação das TVs a cabo e contra a hegemonia cultural dos EUA. Olhem as palavras do petista:

- Hoje em dia, quase tão importante quanto a 4ª Frota são os canais de televisão a cabo que nós recebemos aqui. Eles realizam, de forma indolor, um processo de dominação muito eficiente. Despejam toda essa quantidade de esterco cultural - esbravejou.

E disse mais, esse sábio às avessas:

- Hoje vivemos uma transformação do ponto de vista econômico-social muito mais importante do que no passado. No entanto, temos um deserto de ideias, um deserto de produção cultural. Isso é um problema no qual temos que pensar.

O que é que o petista está querendo? A noite negra que se abateu sobre a URSS no início do governo Stalin? A razzia que Fidel fez em Cuba? A burrice do DOPS aqui no Brasil? O que Hitler fez na Alemanha? Ou o nível cultural do PT emulado pelo Brasil todo?

Pelo seu discurso, logo, logo, vai querer podar a Internet.

O deserto de ideias está dentro da cabeça dele. Com toda certeza, já que ele declarou, inda outro dia, que a Venezuela é uma senhora democracia. Qual é a grande produção cultural bolivariana?

Quando, graças às TVs a cabo, posso assistir aos canais France5, Eurochannel, Deutsche Welle, BBC, RAI, Fox News, CNN, National Geographic, e tantos outros, ouvir debates, palestras, relatos sobre viagens, sobre grandes museus, seriados sobre História, filmes de muitos países; quando, graças à Internet, posso ter acesso às grandes obras da literatura universal, posso viajar pelo mundo, ler os bons jornais lá de fora, papear com pessoas dos mais variados países através dos blogs, o que é que ele quer? Nos enclausurar?

Estaremos fadados a ser a última ditadura dinossáurica do século XXI, posto que as outras estão caminhando vertiginosamente para seu destino final, a lata do lixo da História?

Será que ao Brasil vai restar o papel de exemplo de como foi o horror nesses países?

Seremos o monumento vivo (ou melhor, morto-vivo) do que foi a estupidez humana no século XX?

Será que ninguém vai lembrar a esse senhor que o que vai MUITO mal é a escola pública brasileira, que nos últimos 7 anos foi destroçada? E que se continuar assim, dentro de 10 anos, aí sim, seremos o deserto cultural que ele apregoa? Ainda mais se eles nos fecharem e nos blindarem?

Qual a opinião de dona Dilma sobre esse deserto que só o petista vê? É vital que ela diga o que pensa dessas plataformas rotas do PT.

Assim como é imprescindível que os outros candidatos se manifestem. Isso é MUITO sério. Basta de fingir que não estamos em campanha!

Espero, ansiosa, a palavra dos candidatos, que todos sabemos quem são, sobre esses ataques do PT.

É vital conhecer a opinião deles.

Da minha parte, peço socorro!

Isso não pode acontecer!

Brasileiros, abram os olhos!

Nenhum comentário: