terça-feira, janeiro 26, 2010

O Haiti é aqui, também

Hugo Caldas

Congresso aprova o envio de novas tropas para o Haiti

"Reunida no Plenário do Senado nesta segunda-feira (25), a Comissão Representativa do Congresso Nacional (CRCN) aprovou, em votações simbólicas, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS-CRCN 01/10) que autoriza o envio de mais 1.300 militares brasileiros ao Haiti. 900 militares serão enviados imediatamente ao Haiti e outros 400 ficarão de prontidão em território nacional”.

"A tropa irá se unir a outros 1.300 militares que já estão baseados naquele país, ajudando as vítimas do devastador terremoto de 12 de janeiro. A matéria segue para promulgação e claro que será aprovada. Os militares brasileiros compõem a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah, em francês)".

Desde a catástrofe, os nossos soldados vêm trabalhando na segurança, distribuição de água e alimentos, atendimento a feridos e desabrigados mas agora, com o fim oficial da procura por sobreviventes, vão ter que entrar de cara na reconstrução do Haiti.

Tudo bem que um governo megalomaníaco gaste fortunas com tropas no exterior com diárias em dólares, etc. O Haiti realmente precisa de ajuda, o presidente (sic) já falou até em "adotar" o país! Afinal somos uma potência. Mas e nós? Imprescindível o Senado não esquecer que Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e agora o norte do país ainda estão arrasados pelas chuvas e enchentes. Há desabrigados na maior penúria. Sem falar na falta de segurança pelo país inteiro. No Rio de Janeiro, futura sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo, a situação é pra lá de caótica. O país está numa miséria de fazer gosto. Essa é que é a verdade.

Faltam hospitais, aos quais falta o básico dos básicos, esparadrapo, gaze, e mercurocromo. Nossas escolas na extrema indigência, nossas estradas esburacadas, transporte precaríssimo, delegacias de polícia mal equipadas, nos falta tudo - e muito desgraçadamente nos falta também vergonha na cara.

O carnaval deste ano será um dos mais animados.

Nenhum comentário: