sábado, janeiro 30, 2010

ACONTECEU... (12)


VALDEZ JUVAL

Não espere de mim o que se espera de uma mulher normal
Essas que por amor sofrem numa entrega desmedida, choram e até passam mal...
Meu amor não tem rimas desmedidas nem descabidas
Isso fica pra poesia, invenções que o coração cria pra alimentar as fantasias
Coração cigano, meio pirata... detesto lamentos...
Se o amor ficar meio impregnado
Um bom banho despreza o perfume e acaba o tormento
Na contra-mão dos heróis sou um pouco Brás Cubas
Romantismo demais enjoa... deixa tonta, é tortura
Posso ser represa de amores sangrando
Até que me espalhe na liberdade me encantando
O barco me encanta e o naufrágio me excita
Minha poesia ilude, é vício, é terapia
Entre o mocinho e o bandido
Vai depender do meu dia...

Taciana Valença
(Taciana Valença de quem fui agraciado pela visualização de seu Blog particular.)

VAIDADE
Crônica de VALDEZ JUVAL

Li, certa vez, de um poeta: VAIDADE, TEU NOME É MULHER.

Respeito, mas tenho ponto de vista diferente.
Ora, se vaidade é a valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros,
segundo o nosso dicionário, porque não admitir que vaidade não tem sexo?

Embora sendo um substantivo feminino não deixa de ser
valorizada pelo homem.

Vaidade é a avaliação muito lisonjeira que alguém tem de si mesmo, mas ser vaidoso não é ser “besta” ou pedante.
Não é ser imodesto, presunçoso ou fútil.

Eu sou um vaidoso.

Reconhecedor de minhas poucas qualidades, não nego que me admiro quando sinto que fiz algo que não seja tão desprezível. É esta valorização que nos faz com mais vontade de realizar e lutar para alcançar um maior e melhor objetivo.

Tenho convicção que não sou uma coisa insignificante.
Basta sentir a perpetuação da minha espécie na existência de meus filhos e netos.

Acredito que muitos também pensam assim, mas, como sempre digo, opinião não se discute.

Brasil, 010210

COMENTÁRIOS

Já tive oportunidade de falar aqui que não transcrevia os comentários recebidos para não divulgar autorias, todavia, alguns “e_mail” me têm sido endereçados em forma de solicitação para opinar. Quanto a estes, aos poucos, vou atender. Assim prometo.

Hoje, contudo, tomo a liberdade de transcrever a opinião de alguns diletos leitores inclusive de Yolanda Mendes, filósofa, psicóloga, socióloga, assistente social, o máximo, sobre a crônica POR QUE, MEU DEUS? de Aconteceu...(11):

VALDEZ - Evidentemente correto! Suas dúvidas povoam cabeças, das mais simplistas às mais complexas. Considero o mistério da vida humana um dos maiores, senão indecifráveis, desafios da Obra da Criação. Pouquíssima vezes me atenho a refletir sobre fenômenos, catástrofes, adversidades, guerras fratricidas, enfim qualquer hecatombe que derrube, destroce, arrebente ou faça desaparecer da face da terra o SER HUMANO, criado à SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
NÃO VALDEZ, NÃO DÁ PRA ENTENDER... TODAS ESSAS INCERTEZAS QUE VOCÊ PROCLAMA com muita propriedade. E tão longe do entendimento normal de qualquer pessoa que ME LEVAM A TRANSITAR POR OUTROS CAMINHOS E LADEIRAS, onde minhas limitações conseguem encontrar PAZ, SAÚDE, AMOR E ALEGRIA, por ter sido contemplada com a VIDA TERRENA E VIVÊ-LA INTENSAMENTE até quando isto me for permitido PELOS DESÍGNIOS DO CRIADOR.
Esta a minha FÉ! Certa ou errada, pelo menos tentei compreender PORQUÊ tive o privilégio de nascer. Acho que conseguí ou estou conseguindo alcançar o sentido da VIDA, pelo menos em parte. O resto, não pertence mais a mim... Creio que somente ELE pode nos levar à decifração do ENIGMA.
Abrs. para você e Henriette.
Yolanda.

Sobre as Bodas, escreveu Adelina Souto:
Acuso recebimento e leitura do ACONTECEU...8 ;Esse veio diferente.Veio com uma roupagem de sentimentos , que nós , os fãs leitores podemos sentir como se tudo estivesse sendo narrado pra nós ao vivo, pessoalmente ou na forma de um enredo amoroso.Realmente nos encheu de emoção e só ratificou que , o amor, a dedicação e o respeito que vcs vivenciam , nos faz certos que , devemos apostar na família e ter nela a maior demonstração do AMOR de DEUS para conosco.Foi isso que vcs passaram pra nós.E é esse exemplo que queremos seguir.
Muitos beijos e felicidades.
Adelina.

Ainda sobre as Bodas, escreveu Carlos Melo:
Caro Valdez, quanto tempo desde "Apenas uma cadeira vazia"! Guardei do amigo as melhores lembranças de seriedade, inteligência e bom gosto. Sua esposa era linda, e soube conservar a beleza. Você está com cara de patriarca bíblico, com esse bigode branco. Fico feliz de ver que são felizes e continuam unidos. Que Deus os abençoe. Carlos Mello

Sobre o Passarinho Azul, escreveu Doris Martins:

Que bom!
É isso mesmo, todos temos os tempos difíceis, mas o "olhar" especial para vida nos faz superar qualquer coisa.
Fez bem em deixar livre aquele passarinho azul, e devemos soltar também os de outras cores, não é mesmo?
Fiquei feliz por vê-lo driblando as intempéries e escrevendo novamente.
Ah, observei que você datou a crônica no futuro... Terá sido propositalmente?
Abraços.
Doris

Ainda, Hugo Caldas escreveu:
Li, reli, postei.
Hugo.

Carlos Hulsen, disse:
recebi seu e mail gostei.lembrei me da estoria do homem bom da paraiba.viagem para casa redonda viagem para fortaleza e banho de piscina. churrasco e tudo mais um grande beijo pra voce e todos
em breve vou visita-los e levar um tiragosto de camarao gostoso pacas
carlos henrique

Vejam o que diz a Publicitária Tesse Lemos de Recife/PE:
Oi vôô (meu escritor favorito)! hehe
Já estou com saudades!
Um beijo bem grande pra vocês!
Tesse
Mesmo sendo minha NETA querida, VALEU !!!

JEANINE MAIA sobre ACONTECEU...
ACONTECE, QUE A CADA ACONTECEU QUE ME CHEGA, ALEM DE FICAR POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO, APRENDO UM POUCO MAIS COM OS TEXTOS AQUI REDIGIDOS. ATÉ PORQUE OS AUTORES SÃO, FORMIDÁÁÁÁÁÁVEIIISSSS!!!!
MEUS COMENTÁRIOS PODE DISPENSÁ-LOS SE ASSIM O PREFERIR!!!TUDO PELA DESCONTRAÇÃO!!!! NUMA NICE!!! KKKKKK
AHHH...SEM FALAR NA GALERIA DE FOTOS!!!! QUE CHIK HEIM!!!! NINE.
NINE é minha FILHA ! Também vale, não é?

EM TEMPO:
Recebo correspondência de Taciana Valença autorizando publicação da matéria inicial assim como sua foto.
Fui honrado também com um convite. Ela disse:
Gosto demais dos seus textos e gostaria de convidá-lo para escrever uma crônica na minha revista de bairro, "PERTO DE CASA", que circula em alguns bairros aqui do Recife.
Será um prazer colocar um texto ou crônica sua.
Um beijo em todos e obrigada pela sua atenção.
Taciana.

Agora, respondam:
Tenho ou não razão para ser vaidoso?
Um obrigado especial aos meus ilustres incentivadores Elpídio Navarro (do site Eltheatro), Hugo Caldas (do Blog Unlimited), Doris Martins, Adelina Souto, Carlos Melo, Jeanine Maia, Carlos Hulsen, Taciana Valença, Yolanda Mendes e Tesse Lemos.

Grato a todos pela tolerância.
Até breve.
V.J.

ÚLTIMA HORA

Republico o e_mail que acabo de receber:

LULA DECLAROU OUTRO DIA:

- “Na verdade, não sei quando sou presidente
e quando sou candidato... "

O Zé Simão, na Folha de São Paulo,
inteligentemente acabou com a dúvida:

"Quando ele está fazendo merda é presidente;
quando está prometendo merda é candidato."

e:

"Quando ele sabe de tudo, é candidato;
quando ele não sabe de nada, é presidente. "

MUITO BOA!!!
(Obrigado Ricardo Lemos)

Nenhum comentário: