quarta-feira, dezembro 30, 2009

O Exemplo


PEQUIM - A inauguração da linha de trem de alta velocidade mais rápida do mundo, que une em 3 horas as cidades de Wuhan (centro) e Cantão (sul), revelou de novo a aposta de Pequim pelo transporte ferroviário em concorrência com o aéreo, informou o jornal "China Daily". Os trabalhos para essa parte do trajeto, de 1.069 quilômetros e que o trem percorre a uma média de 350 km/h, começaram em 2005. Em uma segunda fase, a linha unirá Pequim a Cantão.

Segundo o jornal, a concorrência entre linhas aéreas e ferroviárias alcançou um novo marco com a inauguração do trajeto entre as duas metrópole chinesas, capitais, respectivamente, das províncias de Hubei e Cantão. O tempo para percorrer essa distância foi reduzido em sete horas na comparação com os comboios tradicionais. Uma rede de alta velocidade de 16 mil quilômetros, com trens circulando a uma média de 350 km/h, será construída na China na próxima década. Em 2012 deverão estar concluídos 13 mil quilômetros, segundo o Ministério da Ferrovia.

Enquanto isso, no país dos bruzundangas, são estradas esburacadas e mal sinalizadas, pedágios escorchantes, sucateamento definitivo das ferrovias e todo o poder às empresas de ônibus e aviação que bancam as safadezas da patota de sempre. Essa cambada que gosta de apoiar tudo o que não presta, deveria pelo menos seguir o exemplo da China, o maior país capitalista do mundo.
Riobaldo Tatarana

Nenhum comentário: