terça-feira, dezembro 15, 2009

Cartas da Alemanha

Hugo

As semanas estão "voando"! E antes do Natal ainda vou te mandar um "texto natalino".
Antes, porém, todavia, rsrsrs... quero garantir as próximas semanas caso a internet lá no alto da colina ainda não esteja funcionando e eu esteja sem possibilidade de sentar prolongadamente diante do computador.

Então lá vai mais um texto sobre a recente visita à Zurique no final de semana: Entre algumas galerias visitas, foi na Galeria Bob van Orsouw que pude rever a obra de Ernesto Neto, também brasileiro, artista em destaque já há alguns anos. A primeira vez que vi o seu trabalho foi na Feira de Arte de Basel.

Uma moça muito simpática, a Eleonora, nos recebeu na galeria Bob van Orwsow, tornando a visita ainda mais agradável e nos falou a respeito da obra de Ernesto Neto com muito encanto. Ela nos contou que Ernesto fala inglês e neste idioma são também os títulos de suas obras expostas. Entre elas a instalação "Variation on Color Seed Space Time Love" (2009), feita à partir de 8 esculturas de formas orgânicas penduradas juntas. A definição escultura se refere a sacos feitos de rede de plástico em diversas cores que normalmente usamos aí no Brasil para a embalagem de frutas. Elas foram preenchidas com feijões brasileiros de tipos diferentes.

Com volume, formas e tamanhos diversos, as formas se entranham umas nas outras, como redes dentro de redes preenchidas por grãos de coloração e tamanhos diferentes. Deste modo a parte interior e exterior se apresentam claramente aos olhos do observador e a composição destes elementos direcionados ao interior e exterior seguem um certo ritmo. São formas orgânicas que lembram os elementos femininos e masculinos. Onde as "redinhas" se tocam e encontram, surge um novo efeito cromático. O quadriculado da rede se movimenta entre o delicado desenho onde os grãos são armazenados de modo que o delicado desenho linear da rede se sobressai. Com o aparente simples princípio de composição das redes que se tocam, penduradas no teto, Ernesto Neto forma uma reflexão complexa sobre a relação entre conteúdo e forma e limitação.

A instalação na parede chamada de "The Jaguar'Shadows" (2009) me pareceu à principio como um rebatimento das formas orgânicas de instalações já existentes no espaço, mas se tornou mais interessante aos meus olhos depois que Eleonora nos falou sobre a visão do artista sobre a própria obra. Foi como se eu estivesse diante de um filme revelado por uma atriz vivendo o que disse o artista (seu regisseur). As formas orgânicas de "The Jaguar'Shadows" são de mdf e têm contorno preto por dentro e fora das formas, resultado da queima da matéria através de lasercuts.


Como em outras obras de Ernesto Neto que vi anteriormente, aqui também se articula o olfato com a presença ainda do cheiro da queima. E aqui também o tema limite que são definidos nas formas e o interior que ào mesmo tempo é o exterior. As formas da instalação são chamadas de "manchinhas do jaguar" porque, segundo Eleonora, o artista relaciona a sua obra à literatura de Borges na qual ele descreve um padre aprisionado diante de uma jaula de jaguar. Com o passar do tempo ele começa a ver as manchas do jaguar como uma escrita, como algo divino que contém o sentido da nossa existência. Neste trabalho as formas das manchas da pele do jaguar na parede são relacionadas à escritos sobre a mesma, os quais iluminam o relacionamento entre o conteúdo e a forma e entre o significado e o significante.

Outra obra que achei interessante foi a escultura "LateNightLady" (2009). Eleonora falou da obra contando uma estória com muito humor e realidade e bastante sensibilidade: foi algo mais ou menos assim:

- Esta lady tem 3 pernas porque ela é um pouco instável. As pernas de madeira estão cobertas na parte superior com um tecido rosa transparente. No meio da escultura se encontra um saco de redinha cheio de moedinhas (dinheiro) o que proporciona certa estabilidade à esta "lady". O equilíbrio parece estar em perigo, de modo que entre uma das pernas e a meia que a envolve se encontra uma pequena faca de canivete. Na outra perna tem uma liga que esconde um buraco onde tem um comprimido (droga?) Então me parece um personagem da noite. Ou uma dama do mundo? Ou uma precária criatura com fantasias amedrontadoras que ameaça seu contemplador com uma faca amolada?

Seja como for, tudo me pareceu ter verdade e humor.

E pra finalizar aqui o site onde podemos experienciar mais sobre o artista e obra de outros artistas:

http://www.agentilcarioca.com.br

Abraços

Fábia de Carvalho

Nenhum comentário: