sexta-feira, novembro 20, 2009

O ALMANAQUE DAS FAMÍLIAS

Adeodato Rolim

Finalmente um cronista com estilo. Ou seria um Mago, na melhor acepção da palavra? Recebo com imenso respeito e consideração os sábios ensinamentos úteis do Adeodato Rolim um misto de cronista do quotidiano e alquimista. Prontamente repasso para todos vocês. Bebam da sabedoria do Rolim. Seus escritos se destinam às donas de casa ou às pessoas que moram sozinhas e precisam de conselhos práticos para os pequenos problemas ou as boas idéias que surgem no dia-a-dia. HC.

LAMPARINAS PRÁTICAS

Com os constantes apagões de que vêm sendo vítimas nossas cidades e até o país inteiro, damos abaixo algumas sugestões práticas baratas:

1. LAMPARINA SEM CHAMA

Toma-se uma garrafinha chata e enche-se de espírito de vinho, tampando-se depois com uma rolha furada, para deixar passar a ponta de um pacho de algodão, ao redor do qual se enrola um fio de platina.

Põe-se o pacho ao fogo e logo o fio se torna vermelho. Sopra-se então sobre o pacho, para conservá-lo incandescente.

Os vapores alcoólicos que se exalam através da mecha, ao encontrarem o fio metálico ficam vermelhos e se decompõem e fornecem o calor necessário para manter o fio na temperatura de incandescência.

Como a platina é inalterável, ele conserva constantemente a propriedade de ficar vermelho, enquanto a capilaridade da mecha permite ao álcool subir.

Esta lâmpada serve de lamparina porque, sendo preciso de fogo, obter-se-á imediatamente, encostando a este arame ou lume, isca ou qualquer substância inflamável.

Para apagar a lamparina, basta cobrir a cortiça com uma capa que impeça o desenvolvimento alcoólico.

2. LAMPARINAS ECONÔMICAS

Descasca-se uma castanha, que se fura pelo meio com uma verruma e se deixa no molho de azeite durante 24 horas. Põe-se uma mecha pelo buraco, e depois põe-se a castanha dentro de uma vasilha cheia de água. Acende-se a lamparina, que durará toda a noite. Pode-se também usar um pinhão ou uma batata doce.

3. LAMPARINAS DE PAPEL

Toma-se um pedaço de papel que se dobra em quatro. Toma-se o meio do papel, que se torce à maneira de uma mecha, e achatam-se os quatro cantos do papel, que se arredondam, para colocar uma cortiça muito fina e furada no meio. Deve-se ter o cuidado de molhar a ponta do papel antes de acendê-la.

4. MANEIRA DE CONSERVAR A LUZ SEM PERIGO

Põe-se uma vela dentro de uma tina ou vidro grande cheio de água, tendo previamente posto uns bagos de chumbo no pé da vela, a fim de que não caia, isto é, para que fique em pé, posição em que ela arde sem perigo. A diminuição progressiva do sebo, ou da cera, a fará subir sempre, de maneira que se conserva à flor da água.

Nenhum comentário: