sábado, outubro 10, 2009

UM PAÍS DE TOLOS

Hugo Caldas

Estamos em plena ressaca Cívico-Olímpica-Ôba-Ôba! Bandeirinhas ao alto. Camisas da Seleção fora do guarda-roupas. Pronto, está salva a honra da pátria. A Olimpíada Rio 2016 é nossa. A televisão mostrou El Señor Presidente aos prantos, não se agüentando mais dentro do Armani bem cortado. Onze dos 81 senadores postaram mensagens no cyberspace, parabenizando a nós todos pela conquista. Algumas postagens tinham um tom bastante ufanísta, como pedia o momento. A do petista gaúcho Paulo Paim, por exemplo: "Esse é o Brasil da Copa de 2014, das Olimpíadas de 2016 e do Pré-Sal." Eu acrescentaria: E do escambau, nobre senador!

Para se ter uma idéia do contra-senso, o governo que reduz em 85% o orçamento do Ministério do Esporte (isso existe?) é o mesmo governo que no maior chorô-rô-rô, entrecortado por cânticos patrióticos, pulinhos, palmas, gritinhos histéricos e lágrimas de crocodilo, comemora a escolha do Rio de Janeiro para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Agora, a gastança no hotel em Copenhague foi brava. Salvo melhor juízo até o Cesar Cielo estava por lá, comemorando junto aos partícipes da comitiva real. A roubalheira encontrada nas contas do PAN será considerada coisa de trombadinha. É embalada nesta onda de ufanismo que a patriazinha se pergunta o que vai acontecer nos próximos sete anos.

Pindorama sofre pela falta de tudo. Não há verba, por exemplo, para suprir os hospitais de gaze, esparadrapo e mercurocromo, para dizer o mínimo. Não há escolas, nem moradia decente. Não há sistema eficiente de transporte, precisamos de alimentação para os pobres e não esse toma-lá-dá-cá do bolsa família. Isso sem falar em saneamento básico, e o incentivo ao esporte. No Rio o que existe mesmo em abundância além da ladroagem oficial são as balas perdidas e uma Baía da Guanabara bela, porém na maior fedentina. A bandidagem impera. Consta que uma facção poderosa do tráfico já está fechando um contrato com famosa escola de idiomas a fim de tornar os seus membros poliglotas. O que significa que os assaltos serão perpetrados por bandidos bilíngües.

Vocês aí da geral, melhor seria tomar tenência. Ficam nesse ôba-ôba inconseqüente e não percebem que os Jogos Olímpicos serão realizados em 2016, portanto faltam sete aninhos. E a Copa de 2014, foi pro beleléu? Ficou no canto? Ninguém fala. As obras de adequação para 2016 terão que também estar terminadas em 2014.

Muita coisa poderá acontecer até lá. Para fazer pequeno exercício de futurologia andei estudando uma estatística que me deixou absolutamente atormentado. Dita estatística dá conta que morrem 107 pessoas por arma de fogo no país, por dia. Ora, é muito mais do que as baixas na guerra do Iraque. Façamos os cálculos: em sete anos teremos um total de 273.385 pessoas que não irão assistir aos Jogos. Ou seja umas dez vezes o número de criaturas presentes ao carnaval fora de época em Copacabana na hora do anúncio. Estão fora do cálculo as mortes por doença e por acidentes. Não estará você incluido nestas cifras? Pense nisso!

O que explica tudo é o nosso conhecido e alardeado "complexo de vira-latas" que nos desmerece. É de fazer babar qualquer psicanalista de botequim.Tomar o Obama como afronta pessoal, é o cúmulo da boçalidade. Até recentemente, era "o primeiro presidente negro" pra cá, viva a mudança pra lá, e tome incenso. O Olodum num assanhamento só, intentava convidar o homem para dançar axé. De uma hora para outra o pobre do Barack virou nosso inimigo figadal pelo simples fato de defender a sua cidade Chicago, como a sede dos Jogos. É de uma babaquice fundamental.

Sete anos de trabalho Jacó servia... deixa pra lá. Serão sete anos de trabalho superfaturado enchendo a bolsa dos canalhas de sempre. A máfia e seus sequazes no congresso agradecem penhoradíssimos. Em detrimento da saúde, da educação, da segurança e do amadorismo do MEC com as provas do ENEM, vamos gastar a bagatela de 37 Bilhões.

E as ruas como ficam? Vamos mandar os mendigos para onde? Reviver o Rio da Guarda? E a guerra civil do tráfico, vamos ter novamente tanques de guerra subindo o morro?

Estão todos pensando que vamos ganhar todas as competições. Como assim? Onde o suporte, onde o incentivo aos nossos abnegados atletas? Continuaremos, para nosso vexame, com os mesmos resultados pífios. Mas aí já são outros tantos dólares na cueca, não é mesmo, nobre deputado? Vai ser um triste espetáculo. Quem viver, verá.

Brasil, Um País De ...
tolos, abiloladaos, sacripantas, energúmenos, ladrões, assassinos, genoinos, facínoras, muambeiros, valerios, espiroquetas, desavisados, ignorantes, falastrões, apedeutas, deletérios, capadócios, insanos, bandidos, desvairados, dirceus, alucinados, vigaristas, sarneys, descarados, collors, caloteiros, renans, porra-loucas, execráveis, desavergonhados, nossos delúbios, subservientes, preguiçosos, astuciosos, manipuladores, desclassificados, corruptos, picaretas, aloprados, criminosos do mst, cuequeiros de dólares, e das provas do Enem!

Desculpem o desabafo!

hucaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

4 comentários:

Jorge Zaupa disse...

Hugão, dessa vez você se superou.
Quanto ao Paim, no mínimo é um baita FDP. Podes crer, os gaúchos não corroboram com o pensamento dele. parabéns. Mais uma vez.

Girley Brazileiro disse...

Hugão,
Sua explosão foi mais retumbante do que as que vi e ouvi, daqui e e alhures. E a coleção de adjetivos vale à pena ser guardada, como um dicionário. Parabéns!
Girley Brazileiro

Osnaldo disse...

Caro amigo,

Lendo aquele ótimo texto sobre as olimpiadas (sem acento: olim piadas), veio-me à mente a seguinte reflexão:

Como pode um país tão pobre enfiar pelo menos R$ 38 bilhões em uma única cidade para um evento esportivo e não haver um debate nacional sobre o tema e - curiosamente - gerar um ufanismo tão infundado? Aparentemente é aquela velha máxima em funcionamento: panis et circencis!!! Ave, Ave...

Grande abraço

Osnaldo

hugão disse...

Eudiria, meu caríssimo Osnaldo:
Mais circencis do que panis!
Hugão