sábado, outubro 17, 2009

NOSSAS MODERNIDADES NESSES TEMPOS DE SEDE DOS JOGOS MUNDIAIS... E VIVA 2015!!!

Breno Grisi

Vivemos num país onde algumas modernidades nos fazem pensar no slogan propagandístico “sou brasileiro e não desisto nunca”, segundo os asseclas do PT (Partidos das Toupeiras: cavam... cavam... mas só fazem besteiras!!!). Vamos dar um breve passeio por algumas dessas modernidades:

1. Revelou-se recentemente que não é só a Fórmula 1 que traz divisas para o Brasil. A Parada Gay também!!! (para regozijo de um dos seus fortes adeptos, o “Minconheiro”; expressão que tomo emprestada de Hugo Caldas e bem apropriada ao Ministro Carlos Minc).

2. Estamos “pré-ocupados” com a possibilidade (ainda não se sabe a probabilidade) de que uma tsunami arrasará João Pessoa. O vulcão Cumbre Vieja, próximo às Ilhas Canárias, costa oeste da África “acorda” a cada 200 anos e dizem que está quase na hora de cumprir esse cataclismo bi-centenar.

3. Contudo, nossa tsunami cotidiana, bem brasileira, já existe e é lenta e gradual. Mata diariamente, indiretamente, através dos rombos e roubos na previdência social, gastos exorbitantes e corrupção dos políticos (imaginem que há burocratas capazes de desviar verbas da merenda escolar!!! E políticos que mantêm o nobre colega Sarney no poder!!!) precariedade nas áreas de saúde e segurança (toneladas de medicamentos falsos foram apreendidas recentemente!!!) e, não menos importante, pela deseducação de nossa gente. Sobre a deseducação vejamos pequenos exemplos: não bastasse o acidente radiológico de Goiânia, em setembro de 1987 (um pobre coitado encontrou um aparelho de radioterapia abandonado e rompeu a cápsula de césio 137 para comercializar alguma coisa valiosa que pudesse encontrar), em setembro deste ano num lixão no Rio de Janeiro (sede de jogos mundiais) dois outros pobres ignorantes morreram e feriram mais cinco, ao tentar obter ferro, marretando uma granada (provavelmente abandonada por desalmados e bem-armados traficantes cariocas).

4. Violência: trezentos milhões de reais por dia é o custo estimado da violência no Brasil, o equivalente ao orçamento anual do Fundo Nacional de Segurança Pública, e um valor superior ao envolvido na reforma da Previdência. Esses valores não contabilizam o sofrimento físico e psicológico das vítimas da violência brasileira, uma das mais dramáticas do mundo. Com 3% da população mundial o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos no planeta. Os homicídios cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi de 48%. Um em cada 500 adolescentes brasileiros vai ser morto até os 19 anos. Aos críticos da designação do Rio de Janeiro como sede de jogos mundiais, o governo quer nos convencer de que “violência há em todo lugar”!!!

5. Os assessores diretos do nosso Excelentíssimo Sr. Presidente e alguns de seus posicionamentos: 1) o da Justiça (Tarso Genro) admite que o MST (organização que parece obscura nos seus propósitos, porém clara nas ações nefastas, anti-democráticas) cometeu crime ao destruir laranjal em fazenda; o MST recebe verba federal, mas segundo ele, os delitos imputados aos sem terra são crimes contra a ordem pública e propriedade privada, ou seja, crimes que estão sob a esfera da Justiça Estadual.
2) O das Relações Exteriores (Celso Amorim) taxou precipitadamente de preconceituosos os suíços, na presepada montada pela moça brasileira que disse ter sido atacada e mutilada por neo-nazistas; e agora aprovou a intromissão do Brasil em problema da pobre república de Honduras. 3) Na Dinamarca, na semana em curso, nossos ministros Dilma e o “Minconheiro”, divergem sobre nossos propósitos de redução da emissão de gás carbônico. O versátil Minconheiro defende redução na emissão desse gás; e a toda-poderosa defende a idéia ultrapassada de que queremos “desenvolvimento” e por isso não devemos reduzir tal emissão. Sugiro a esta dita senhora que leia alguns capítulos do livro de Clóvis Cavalcanti (Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas; 2002, Edit. Cortez e Fundação Joaquim Nabuco) para ver se ela consegue entender o que significa e no que implica, “desenvolvimento”.

Fico a pensar se não seria melhor praticarmos o que a ex-Ministra do Turismo (Marta Suplicy) sugeriu o povo brasileiro a fazer, diante do caos instalado no nosso sistema aéreo: “relaxem e gozem”!!! (não precisaria dizer que isso, para mim, foi um desrespeito cínico e perverso a todos que sofreram com as tragédias acontecidas). Ou talvez seja melhor praticarmos o que alguém e algures já nos sugeriu: “copa do mundo em 2014 e olimpíadas em 2016:

VAMOS ENFORCAR 2015

Nenhum comentário: