terça-feira, agosto 04, 2009

Briga de Cachorro Grande


Do blog do Noblat 04-08-2009

Renan insinua ligação de Simon com negócio suspeito

O senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB, deve uma explicação ao país depois do bate-boca que travou ontem à tarde no Senado com seu colega Pedro Simon (PMDB-RS).

Confiram no trecho abaixo que corresponde às notas taquigráficas da sessão do Senado:

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Não entende por que ainda estou lá. É isso aí, e eu entendo.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – Não, não é isso!

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – V. Exª é um homem de governo. Eu sou um homem que normalmente estou na oposição. É difícil de se entender.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – V. Exª é que é um homem de governo...

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Eu?

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – ...depende das circunstâncias.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Eu?

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – Sim. V. Exª depende da circunstância.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Qual é a circunstância?

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – Todas.

O Sr. Cristovam Buarque (PDT – DF) – Eu fui citado e gostaria de responder.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – V. Exª nega, aqui, desta tribuna, tudo que faz no particular, nos escaninhos, nos debates internos. É coerência que V. Exª precisava ter que nós estamos cobrando.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – V. Exª fala em coerência!?

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – Ô, Senador Simon, eu conheço V. Exª; os dois pesos e as duas medidas que V. Exª usa.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – V. Exª conhece a mim e o Brasil conhece V. Exª. O Brasil conhece V. Exª.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB – PI) – Srs. Senadores...

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – Quando o senhor era Ministro da Agricultura, nós tivemos uma importação de carne aqui defeituosa. O Presidente Sarney conhece a correção de V. Exª, que é um homem honesto, mas ele não pediu o afastamento de V. Exª. V. Exª conhece a Por do Sol? V. Exª conhece a Por do Sol?

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – É impressionante...

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – Conhece a Por do Sol?

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – É impressionante... É impressionante...

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – V. Exª conhece a Por do Sol?

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Realmente quando a imprensa disse que o Senador Salgado ia buscar fatos da vida de todo mundo é verdade...

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – V. Exª conhece a Por do Sol?

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – S. Exª falou e agora V. Exª está repetindo. Esse fato a que V. Exª está-se referindo aconteceu no Ministério da Agricultura seis meses depois de eu ter saído. Eu era Governador do Rio Grande do Sul. Há um erro nisso tudo. É mentira! Quem informou a V. Exª informou errado. É mentira!

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – V. Exª conhece a Por do Sol? Conhece a Por do Sol?

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – É mentira!

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – Conhece a Por do Sol?

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Essa importação de carne, esse erro que houve foi no Governo depois de mim! Eu não era mais Ministro!

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL) – V. Exª está aqui falando do neto do Presidente. O País precisa conhecer V. Exª. O País precisa conhecer V. Exª.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS) – Eu acho que o Brasil precisa conhecer a mim.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL. Fora do microfone.) – Precisa conhecer V. Exª. O País conhece a mim. O País conhece as minhas vísceras.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS. Fora do microfone.) – A V. Exª o Brasil conhece.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB – AL. Fora do microfone.) – Eu abri minha vida pública. V. Exª precisa ser conhecido pelo Brasil.

Fica clara a insinuação de Renan de que Simon teve algo a ver com uma importação suspeita de carne durante o governo do então presidente José Sarney.

Simon se refere à importação como "um erro" cometido quando ele já havia saído do Ministério da Agricultura e era governador do Rio Grande do Sul.

Como autor da insinuação, Renan deveria se sentir obrigado a esclarecê-la. Do contrário passará por mentiroso, chantagista e manipulador de informações.

Nenhum comentário: