sexta-feira, maio 01, 2009

Por que Janistraquis prefere D. Pedro II a Lula

Moacir Japiassu




A mais fantástica notícia da História do Brasil é, pelo menos na opinião de meu assistente, a que revela que nos tempos do Império os senadores trabalhavam até aos domingos!!! Está escrito no excelente livro Machado de Assis – Exercício de Admiração, de Ayrton Marcondes (A Girafa Editora):

“No dia 13 de maio de 1888, um domingo, é aprovado em terceira discussão no Senado o projeto abolicionista. Em seguida, membros do Senado levam o projeto ao Paço da Cidade onde a Princesa Isabel o sanciona em nome de Sua Majestade, o Imperador, que está em viagem ao exterior. São três horas da tarde e está extinta a escravidão no Brasil.”

Janistraquis também enxerga outra vantagem do Império sobre nossa República, alquebrada desde que nasceu:

“Considerado, quando Pedro II viajava, era substituído por uma princesa; neste arremedo de regime republicano em que vivemos, Lula sai pra passear e quem ocupa o lugar dele é o Zé Alencar...”

"Moacir Japiassu, paraibano, 66 anos de idade e 46 de profissão, é jornalista, escritor e torcedor do Vasco. Trabalhou, entre outros, no Correio de Minas, Última Hora, Jornal do Brasil, Pais&Filhos, Jornal da Tarde, Istoé, Veja, Placar, Elle. E foi editor-chefe do Fantástico. Criou os prêmios Líbero Badaró e Claudio Abramo. Também escreveu nove livros (dos quais três romances) e o mais recente é a seleção de crônicas intitulada “Carta a Uma Paixão Definitiva”.

Em Tempo: Moacir Japiassu é meu amigo dileto. H.C.

Nenhum comentário: