segunda-feira, maio 25, 2009

Uma Historiazinha

Na esteira da minha postagem, "Assim caminha a humanidade?," recebo do amigo Marcus Aranha os textos que se seguem. Titubeei alguns segundos e solicitei que confirmasse. Veio a confirmação seguida de novo texto também aqui exibido. Estão todos postados bem à maneira que o Marcus sugeriu. Façam bom proveito. H.C.

Hugo:
Lhe conto uma historiazinha; faça dela o uso que quiser, inclusive colocar no blog.

Portador de catarata, você experimentou somente o início de um drama que vivem milhares de pessoas neste país. Aos 67 anos, eu também já tenho o início de uma catarata, mas ainda estou vendo 80%.

Sabendo que não seria aprovado no exame de vista para motorista, aproveitei das "regalias" oferecidas pela bandalheira e o câmbio negro dos canais burocráticos das repartições de nosso país: paguei 500 reais pela revovação da carteira sem precisar ir no DETRAN.

Recebi a dita cuja em casa, renovada por mais 3 anos! Ou seja, aderi a uma espécie de auto-corrupção, corrompendo a mim mesmo, usando o meu proprio dinheiro.

Lamentavelmente, não sei se por castigo de Deus ou pelo cumprimento do meu Destino escrito nas estrelas, o câncer me pegou, a cardiopatia piorou muito e eu fui obrigado a parar de dirigir. Foram quinhentinhos completamente perdidos!!!

Mas há pessoas muito pobres, aos 70 anos, com saúde relativa, vendo somente borrões. E a porra do governo não está nem aí, gastando friquilhões com ONG's de araque, MST's da vida, projetos mirabolantes e o roubo descarado perpetrado por senadores e deputados.

A realidade é a que está descrita no texto abaixo, que publiquei no CORREIO DA PARAÍBA em 26-04-09. Oremos...

"O MELHOR CEGO"

O nosso presidente da república já chegou a dizer que “Em termos de saúde o Brasil atingiu a perfeição”.

O Ministério da Saúde acaba de comprovar que o número de operações de cataratas pelo SUS caiu 23% em três anos. O resultado é um saldo de 146.600 novos cegos no país

Quando José Serra era ministro instituiu mutirões no SUS para operar catarata, varizes, próstata e retinopatia. Um deputado mineiro paspalhão chamado Saraiva Felipe, que foi Ministro da Saúde depois de Serra, tinha como Secretário de Assistência à Saúde, José Gomes Temporão, hoje ministro.

Temporão achou por bem suspender os mutirões criando a Política Nacional de Procedimentos Eletivos de Média Complexidade (PNPEMC), um sistema que contempla prioritariamente o usuário do SUS com 64 cirurgias, entre elas a de hemorróidas. Aqui, abram-se parênteses a chamar a atenção para o carinho especial que tem o nosso atual ministro com o fim do tubo digestivo. Naquela época deixava de operar os olhos da cara para cuidar de outro tipo de “olho”.

E a “mania” continuou. Dia desses gastou 40 milhões de reais com lubrificantes íntimos a serem distribuídos com os homossexuais, que, assim, transarão sem dor nesse fim de tubo digestivo.

Em nove anos o SUS gastou 144 milhões de reais com operações de cataratas, 18 milhões por ano. Quer dizer, com os 40 milhões dos lubrificantes íntimos, Temporão passava mais de dois anos operando cataratas.

O grande retrocesso na política de combate à cegueira aconteceu porque o Governo ampliou as opções cirúrgicas, mas suprimiu o foco da catarata.

Os burocratas do Ministério da Saúde têm o cretinismo de dizer que houve uma redução natural da demanda. Ora, se a população envelhece a tendência natural da demanda é aumentar; hoje o Brasil deveria fazer 570 mil cirurgias de catarata por ano.

Imagina-se que a demanda diminuiu porque esse é o típico paciente que não faz fila em frente ao hospital. Ele fica em casa vivendo em meio a lembranças e vendo borrões. Não sai sozinho e tem dificuldade até de circular pela residência ou executar as tarefas de casa. Procurar tratamento é uma via crucis: usar transporte público, entrar em filas, esperar, ouvir promessas, voltar três meses depois em busca de, somente, novas promessas.

O companheiro dileto do nosso Presidente, o coronel Hugo Chavez, montado em petrodólares, instituiu o Mission Milagro Internacional, um programa destinado a operar 600 mil casos de cataratas em pacientes carentes de países latino-americanos pobres. Em 2006, Chavez levou de Abreu e Lima - Pernambuco à Caracas, para submeterem-se a cirurgia, 98 pacientes, num só vôo fretado.

Na recente cúpula das Américas em Trinidad e Tobago, onde não se resolveu pirocas nenhuma a não ser bajular Barack Obama, bem que o nosso Presidente poderia ter entrado em acordo com o coleguinha Chavez para ele continuar o seu Mission Milagro num país pobre como é o nosso Brasil.

Mas, ficou olhando para o próprio umbigo sem enxergar o que deveria ver. A voz do povo diz que o pior cego é aquele que não quer ver.

Os doentes de catarata são portadores da chamada cegueira tratável; com uma cirurgia simples de quarenta minutos a luz do mundo se acende novamente para os seus olhos cegos.

O paciente portador de catarata mercê mais atenção, pois é o melhor cego que eu conheço. É aquele que mais quer ver.

A confirmação

"Tu achas que nesse Brasil enlameado de hoje eu vou para cadeia porque comprei a renovação de uma carteira de motorista por 500 reais? Compra que fiz forçado pelas circunstancias de ter uma catarata que o Governo não autoriza operar pelo SUS, mas, por causa dela não me deixa dirigir?

To be or not to be!

1) O Governo não me dá carteira porque tenho catarata com 80% de perda de visão.
2) O mesmo governo só me inscreve numa "lista de espera" para operar minha catarata quando eu perder 50% dessa visão.
3) E aí, esse infeliz de governo só vai me operar um dos olhos quando eu chegar no topo da lista, a esta altura, cego.
4) Até lá o maldito governo também não vai me dar um cão guia.
5) Aí sem dirigir automóvel, a pé pelas ruas, corro o risco é de ser atropelado atravessando num semáforo cuja luz eu não vi com certeza.

Hugo, fique a vontade.

Pode postar no blog com nome e tudo, inclusive acrescentando os comentários desta mensagem, desde que poste também "O melhor cego".

É necessário que todo mundo tome conhecimento dessas coisas e pense nos 40 e tantos por cento de impostos que pagamos, e na merda que é a Saúde que nos oferecem em troca!"

Um abraço,

Marcus Aranha

2 comentários:

Carlos Mello disse...

Hugão, um dos meus sonhos de ir a João Pessoa - viagem que para um durango como eu fica quase pelo mesmo preço de ir a Paris - é rever os parentes e os poucos velhos e queridos amigos. E last but not least, visitar o Marcus Aranha e dizer para ele que sou um dos seus leitores mais assíduos e entusiasmados. Peço a Deus que tenha misericórdia de nós, neste país em que quase toda a esquerda "passou por baixo do arco-íris", que o conserve vivo e lhe dê ânimo bastante para que continue a escrever sincera e desassombradamente como sempre faz. Não sei se o Aranha tem filhos. Se tiver, esse recado para eles: "Parabéns por ter um pai desse tamanho!" Um abraço do Carlos

Marcus Aranha disse...

Hugo:

Li, me emocionei e muito orgulhoso, todo ancho, repassei para meus filhos.
Agradeço a Carlos Cordeiro a massagem que ele fez no meu ego.
Marcus Aranha