domingo, maio 10, 2009

Mãe

Katia Dias

Algumas Informações Interessantes:

• Entre a sexta e oitava semanas o coração, do bebê, já bate;
• Na décima sexta semana, o bebê já percebe o espaço à sua volta, e já tem reflexos;
• Na vigésima quarta semana, os sentidos ganham vida (paladar, olfato e visão);
• Na vigésima quinta semana,é a vez da audição, seu bebê já começa a ouvir sua voz;
• Na vigésima sexta semana, ele já se assusta;
• Na vigésima oitava, ele começa a desenvolver a memória, se ele ouvir sempre uma determinada música a partir daqui, quando ele nascer e estiver agitado, esta música poderá acalmá-lo;
• Na trigésima terceira semana ele já sonha.

As poucas informações acima, nos trazem à reflexão: O que será ser mãe?
Será um padecer no paraíso? Ou uma overdose de trabalho e responsabilidade?
Não seria ainda, ser mãe, uma responsabilidade incomensurável?

Eu diria que ser mãe, é ser co-criador, com toda felicidade e importância que isso pode representar, mas também com toda a responsabilidade que isso acarreta. A partir da ciência da concepção, a vida começa a mudar...

Elas tem de prestar mais atenção ao que comem, quando conseguem comer.
Exames frequentes, vitaminas, em alguns casos, cursinhos... A preparação da casa e da vida, para a nova vida que vai chegar. Depois do momento mais doloroso e feliz de suas vidas, são as noites insones.

Neste momento elas são TUDO, o banho, o alimento (literalmente), são o médico, o calmante, o porto seguro. Até aqui, qualquer descuido destes braços de Deus na Terra, podem levar os pequenos inocentes de volta ao Pai.

Mais tarde as preocupações mudam... Estão saudáveis mental e físicamente? Estão se desenvolvendo conforme o esperado? Estão se relacionando bem com o mundo em que vivem? Brigam na escola? Fazem o dever? Se alimentam corretamente?

É... mas não para por aí... Graças a Deus...

Depois é:

Com quem está? Onde está? Fazendo o que? Já é hora de falar sobre sexo?
Até onde falar? Como abordar?

Qual o melhor curso para dar uma boa profissão? Já está ficando? E os estudos? O que quer ser? Vai estudar alguma lingua? Devo deixar ir àquela festa? E esses amigos, são boas pessoas? Deveria frequentar uma religião...

Em meio a tantas dúvidas e questionamentos, uma única certeza existe: ela nunca mais dormiu como antes...

Ah! E pensa que são só as mães de adolescentes que padecem de preocupações... Ah quem dera... Com toda essa crise, Deus proteja o emprego do meu filho; Será que ele vai conseguir aquela promoção?
Será que eles (filho e nora), se acertaram? Deus queira que sim. Ah... ele não deveria ter chegado tão tarde em casa...

É, mas não desista, ainda não... Ser mãe tem um outro lado...

Quando se ouve aquele choro na maternidade... Meu Deus... é como se o coração fosse explodir, ao ver aquele pedacinho de você. E quando ele dorme, singelo e despreocupado em seus braços, como se nada, neste ou em qualquer outro mundo, pudesse alcançá-lo? E quando ao amamentar, ele segura sua mão, e te olha com aquela expressão de quem está vendo uma divindade?
E depois quanto ele está no colo de quem quer que seja, e você passa, e ele estende aqueles bracinhos diminutos, e se joga, mas se joga mesmo, na certeza de que será pego, custe o que custar?

E quando você vai sair para trabalhar e ele diz: Mamãe, não vá! Fique comigo! Eu quero você!

Ah!! Tem coisa melhor sim...
Quando ele vem correndo do nada, te abraça e fala: Mamãe você é linda e eu amo você!!! Deus do céu, poderia haver recompensa maior?

Bem mais tarde, quando você acha que já fez tudo, e ele carinhadamente passa na sua casa em um dia improvável, só pra saber se você está bem, ou porque estava com saudades...

Ah! E aquela festinha surpresa que fizeram pra você?

É o amor implicito em cada gesto, cada palavra, cada briga e cada reconciliação.

Meu Deus!!! Ser mãe é sim, ser co-criador, é incorporar todas as bençãos dos céus em um único sentimento. É apesar de todas as responsabilidades, que não são poucas, menos ainda pequenas, sentir-se o ser mais abençoado do mundo. Pois recebeu a mais árdua e séria responsabilidade, e cumpriu o seu dever. Você mãe, é responsável pela maior obra prima que Deus colocou na terra: seu filho, o homem encarnado a imagem e semelhança de Deus!

A humanidade não existiria, come é, se não fosse o doce e forte auxilio das mães na criação. Já pensaram nisso?

Nenhum comentário: