domingo, janeiro 11, 2009

Considerações de Início de Ano


Hugo Caldas

Ano novo, vida nova. Renovam-se as esperanças. Pois é!

Tem gente que realmente acredita nessa utopia de confraternização universal. Este já é o segundo ano em que declino da aventura de ir à praia arregalar meus olhinhos com os chamados fogos-de-vista. Entre inúmeras taças (de plástico) de champanha, copos (descartáveis) de cerveja, incontáveis doses de cachaça e outras beberagens, fogos de artifícios, mil tiros e pipocos enlouquecedores numa alusão talvez, ao incessante e cruel bombardeio da Faixa de Gaza, 2008 se foi e 2009 chegou. Com mais uma guerra.

Vamos aos fatos desse início de ano:

Israel não é flor que se cheire. O Hamas é a própria encarnação da loucura. O Hamas, ao interromper o cessar-fogo, subestimou (?) a pronta e feroz resposta de Israel e colocou em risco a sua própria população palestina. A verdade é que o Hamas tem também suas "outras razões" (políticas) para atiçar uma guerra violenta e desigual contra os Judeus. A população fica enfurecida, indefesa, na medida em que Israel ataca duramente. Mais fanatismo, e mais solidariedade se consegue dos outros países mulçumanos. O Hamas é tão louco que se porventura não houver judeus por perto para serem mortos, eles simplesmente liquidam os irmãos do Al Fatah. Existe um vídeo no YouTube onde terroristas do Hamas são mostrados fuzilando uns 50 membros do grupo oponente. Porém fiquem certos, os bombardeios de Gaza acontecem porque devem atender aos interesses políticos das partes envolvidas nesse lamentável conflito. Pronto, ouço lá fora a televisão anunciar que a invasão começou. Que Alah, Jeovah, Jota Cristo e outras divindades de somenos importância nos protejam. Aqueles primos entre si, vivem a se matar há milênios. .

COTAS
As "políticas de ações afirmativas" (belo engodo) adotadas até agora pelas universidades públicas brasileiras e pelo governo federal, por meio do Prouni, tiveram, como já era esperado, pouco impacto sobre a participação de pretos e pardos no ensino superior. Os dados da Pnad - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - mostram que, desde 2002, quando as universidades começaram a instituir a cretinice das cotas, até 2007, a participação de pretos e pardos no ensino superior público variou 1,8 ponto percentual. De 36,4% dos alunos de graduação para 38,2%. De 2001 a 2002, a variação foi de 2,8 pontos percentuais. Olha aqui patrulheiros, Pretos e Pardos são nomenclaturas usadas pelo IBGE para a classificação de raça e cor, a partir de declarações dos entrevistados. Eu não tenho nada com isso.

APOSENTADORIA POR IDADE EM 30 MINUTOS
O governo deu a conhecer nesta última terça-feira de 2008 um novo sistema para quem vai se aposentar em 2009. A partir do dia 2 de janeiro, a União quer conceder a aposentadoria por idade em até meia hora, apresentando apenas a identidade. Dá para acreditar?
Nos dias atuais, o tempo médio de espera pela concessão do benefício é de um ano e meio e quem entrar com o pedido de aposentadoria precisa de uma tonelada de documentos: Certidão de nascimento ou casamento, PIS/PASEP, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho ou documento que comprove tempo de serviços, entre outros. Vamos ver se apenas o RG será o suficiente para nós pobres mortais.

O COELHO SAI?
A Assembléia do Estado de Illinois acaba de votar o impeachment do governador democrata, Rod Blagojevich. Aquele mesmo que andou negociando a vaga de Barack Obama no Senado. Vamos ver se ele sai mesmo ou dá uma de... deixa pra lá. Para o impeachment seriam necessários apenas 60 votos. Encerrado o escrutínio, 114 deputados votaram pela cassação do governador. É esperar para ver.

REFORMA ORTOGRÁFICA
A Reforma Ortográfica já fez com que muita gente boa perdesse o sono e o apetite. Menos eu, evidentemente. Acho uma cretinice de marca maior. Além, evidentemente de desnecessária e as modificações verdadeiras maluquices. Essa mudança na gramática virá apenas para gáudio e júbilo dos outros países que falam a Última Flor do Lácio. E aos gramáticos, sem dúvidas. O Evanildo Bechara está deitando e rolando. Para que tudo isso, se todos nós sabemos que a língua falada é a língua por excelência? Se vamos continuar a falar da nossa maneira e os lusitanos vão continuar a dizer à maneira deles, "facto e objecto transneptuniano", etc?
De acordo com Bernard Shaw, os Estados Unidos e a Inglaterra, "são dois países irmãos separados pelo idioma." Desde priscas eras, certas palavras têm uma grafia inglêsa e outra americana. Tais como: Labour - Labor. Honour - Honor. Colour - Color etc, e o mundo não acabou.

INUTILIDADE
Alguém por aí pode me indicar uma coisa mais inútil do que o Minc?
E o ministério?
Cartas à Redação.

PREFEITO DA CIDADE DE LULA SERÁ AFASTADO
O Tribunal Superior Eleitoral determinou, talvez em deferência especial ao Sr.Presidente, o afastamento do prefeito de Caetés PE, José Luiz de Sá Sampaio, o Sampainho do PSB. O prefeito de Caetés, a cidade natal do apedeuta, teve o registro da sua candidatura negado (a razão só Deus sabe) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco fato que o impediria tomar posse do cargo. Segundo o TSE, a juíza local deverá "adotar as providências necessárias para, se for o caso, comunicar ao TRE a necessidade de novas eleições". Quem viver, verá.

BABETTE S'EN VA-T-EN GUERRE
"A simpatia quase amor" do ministro Amorim vai a Gaza tratar do conflito. Vejam vocês, ele, uma autoridade no assunto, está de viagem ao Oriente Médio para tratar da guerra na Faixa de Gaza. Pode uma coisa dessas? No dia 13, em Amã, o ministro entregará doação do governo brasileiro de 6 toneladas de medicamentos e 8 toneladas de alimentos aos palestinos afetados pelo conflito em Gaza. Não dá para entender. Quando se trata de ajuda aos da terra, não há verba. Os nossos hospitais são verdadeiras sucursais do inferno, e pior, o ministro da saúde, um sujeito que atende pelo inquietante nome de Temporão, mandou comprar 15 mil tubos de lubrificantes, para serem distribuídos à viadagem. Esse é o governo da galhofa. Segundo a imprensa que "dá azia," o mimo natalino aos gays custou aos cofres da viúva 40 milhões de reais. Realmente, como costuma dizer o presidente, a saúde brasileira atingiu a perfeição. Amorim vai em busca de uma paz à brasileira no Oriente Médio, enquanto o nosso guia se reúne com dois porraloucas anti-Israel, o cocaleiro Morales e o bufão Chavez. Quer dizer, já chega lá com o rabo preso. Cuidado com bala perdida caríssimo ministro, pois Israel já avisou por panfletos jogados do ar que vai intensificar os bombardeios e é aconselhável ficar longe do pessoal do Hamas. Perguntar não ofende: Que língua o nosso chanceler irá usar em suas diatribes orientais, já que ele detesta o idioma inglês? Árabe, Yiddish, ou recorrerá ele aos préstimos de algum intérprete que deverá cobrar os seus trabalhos a peso de ouro?

ORA, VEJAM SÓ
Nem bem curou a ressaca da festa da posse, o prefeito de Recife, João Costa, do pt, já experimentou o seu primeiro revés. O Tribunal de Contas do Estado o ordena a devolver a bagatela de R$ 776,9 mil aos cofres do município. É que a prestação de contas da sua gestão na Secretaria do Planejamento, que ocupou em 2005, foi rejeitada. A Primeira Dama também já andou encrencada com contas mal contadas. Enfim, é o governo dos cumpanhêro!

PANIS ET CIRCENSIS (mais circensis do que panis)
Contudo, calminha no Brasil. Está salva a pátria. O carnaval já mostra as suas mesmices. Veremos mais uma vez pela TV o desfile das Escolas de Samba, mais parecendo um caminhão lotado de japoneses. Tudo igual. Samba-enredo, então... E teremos mais uma vez a repetição ad nauseam do educativo programa Big Brother Brasil. Nós merecemos.

hucaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

É sempre um prazer acompanhar seu blog. Artigos escritos com muita precisão e conhecimento da matéria. Parabéns por sua coragem ao encarar a verdade da nossa realidade política e social. Que venham mais notícias esclarecedoras e protestos justos. Um abraço Djanira