quarta-feira, outubro 01, 2008

Calor do Bute, Greves, Demissões e Esferas Siderais


Este pequeno relato estava pronto enquanto o Blog hibernava por obras e graças da Velox. H.C.

Hugo Caldas

Setembro nos chega e já nos deixa com o seu calor acachapante. Com as suas mazelas que tanto nos afligem a cada fim de ano. Evidentemente que me refiro à cidade do Recife transformada nessa época em sucursal do inferno onde mal se consegue respirar. No entanto, para todos os efeitos, estamos surfando em céu de brigadeiro.

"Nunca antes na história deste país a medicina beirou o alto grau de perfeição".

Já sabem, pela verborragia quem andou deitando a falação inconseqüente. Pois é, andamos tão bem assistidos nos hospitais e clínicas do aparelho estatal que greves e pedidos de demissão em massa de médicos e servidores são meros acidentes de percurso. Ultimamente, só no Hospital da Restauração, dos mais importantes e solicitados de Pernambuco, duzentos pediram demissão e mais trezentos se preparam para também requisitar o boné. Não se trata apenas de reinvidicações salariais, mas principalmente de condições de trabalho dignas. Como por exemplo, poder usar mercurocromo, gaze e esparadrapo, etc. O novo Presidente do Tribunal de Justiça, empossado recentemente, talvez querendo mostrar serviço, do alto da sua cátedra acionou a justiça e ameaçou os esculápios rebeldes bem como os outros barnabés com o xilindró, que é lugar quentinho, se não voltarem ao trabalho, imediatamente, ora onde já se viu tamanha audácia! A resposta foi que o restante dos médicos e funcionários entrarão em greve com pedidos de demissão em massa na próxima semana. Comovente, não? A aeronáutica montou, à exemplo do sul maravilha, um hospital de campanha na praça em frente ao antigo aeroporto, para tentar aliviar o movimento nos hospitais. De uma inocuidade monumental. Não deu em nada. Mesma coisa que enxugar gelo.

No meio de toda essa canseira, talvez a grande novidade seja a visita inesperada de conhecida figura dos altos espíritos e entidades siderais. Trata-se do Herr Doktor Fritz. Pois é, o Doutor Fritz, aquele mesmo que morreu durante a Primeira Guerra Mundial, e que agora, recém-chegado do além, aportou à cidade em momento crucial mas bastante apropriado. E, logo em seguida, ele que não é bobo nem nada tratou de faturar o seu marketing pessoal deslocando-se para o Ginásio da Imbiribeira onde já o esperava colossal fila para as suas consultas e "operações". O homem gosta mesmo é de público. É tão chegado a um aplauso como qualquer Silvio Santos da vida. Atualmente ele "vem" na pele de um mineiro com cara de come-quieto.

O acaso me fez conhecer uma dessas versões com que o falecido curandeiro costuma se apresentar para nós, pobres mortais. Conheci o Doutor Fritz, ou melhor, o Dr. Edson Queirós, em casa de um ex-aluno, político e empresário no ramo da compra e venda de cavalos de raça. Confesso que sua aparência não me foi das mais agradáveis. O homem mais parecia uma arvore de natal com o tanto de penduricalhos pelo corpo. Pulseiras, anéis, colares, tudo do mais espalhafatoso ouro amarelo que chegavam a ofuscar a vista. Falava o tempo todo em cavalos de raça e dólares, muitos dólares. Barba por fazer, olhos injetados como se estivesse drogado. Falava alto e roucamente, o capadócio. Eternamente suado, cabelos desgrenhados, na realidade o homem me inspirou um certo asco. Gratuito, é bem verdade pois acabara de o conhecer. Eis que, pouco tempo depois, ele termina a sua vida de modo trágico. Por tratar na ponta do pé um dos serviçais do seu haras, levou um tiro de espingarda 12 bem no focinho. Morreu com o peito em festa e o coração a gargalhar. Pergunto: como é que uma pessoa, que "recebe" o espírito de um caritativo médico falecido durante a Primeira Grande Guerra, useiro e vezeiro em praticar o bem, chega a ponto de levar um tiro por humilhar um pobre e ignorante empregado? Coisas sem explicação.

Já esse Dr Fritz de agora, (todo alemão é Fritz, pois não?) quando "manifestado”, vi pela TV, fala com sotaque alemão ou o que ele acredita ser um sotaque alemão. Conhece lingüística porventura, fala alemão? Palhaçada! Coisa de fazer rir a um José Genoíno da vida. Em que se baseia o feiticeiro para engabelar todos aqueles incautos que acreditam no engodo e que formam piedosa fila para uma consulta seguida de operação, onde se usa, à guisa de bisturi, uma faca velha e rombuda?

A Triste Sina...

Por coincidência ou não, os outros "aparelhos", ou cavalos-de-santo do Dr Fritz tiveram morte trágica. Arigó e Edson Queiros. Será que tem lingüiça por debaixo desse angu? Seria porventura uma terrível maldição por ter o primeiro médico sido alemão? Nazista! Não creio. O nazismo, como forma de governo e meio de extermínio ainda estava no ovo da serpente. Latente. Esperando acontecer. Preciso muitíssimo de um piedoso esclarecimento.
Cartas à Redação.

hucaldas@gmail.com
newbulletinboard.blogspot.com
hugocaldas.blogspot.com

Nenhum comentário: