quinta-feira, novembro 23, 2006

UM "CAUSO"

VALDEZ JUVAL


Ano de 1959. Cidade de Santos, Estado de São Paulo. II Festival Nacional de Teatro, presidido pelo então Ministro Pascoal Carlos Magno. A Paraíba presente como quase todo o Brasil. Espetáculo de apresentação do Teatro Paraibano: João Gabriel Borkman, de Ibsen, numa tradução livre de um texto em espanhol, do Dr. Walter de Oliveira, Diretor do espetáculo.
Na data pré-estabelecida, não foi possível a encenação em virtude de o cenário que viajou de caminhão, não haver chegado ao destino. Ficara acertado que se o problema fosse sanado, a nova data seria após a encenação do último espetáculo a se apresentar no Festival.
Agora se imagine montar um cenário, confeccionado em madeira, com pavimento superior e um público praticamente saturado de assistir tantos espetáculos em cerca de oito dias consecutivos (média de 3 por dia). Lógico que a impaciência começou a aflorar e as palmas pausadas de protesto do público se fez ouvir.. A solução foi abrir as cortinas e de cena aberta, mostrar à platéia tudo que estava sendo feito, até que chegasse a preparação final.
Exaustos, mas aguerridos, os paraibanos entraram em cena e foram soberbos no desempenho. O público vibrou e de pé, com a cortina se fechando e se abrindo por quatro vezes, gritavam viva! viva!.Vitória total. Mas, o mais importante de tudo foi quando um assessor da Comissão Julgadora nos confidenciara que Henriette Morineau, presidente da referida Comissão, acabara de convocar todos os membros para uma reunião em caráter de urgência tendo em vista que o julgamento que já haviam feito teria sido uma precipitação, pois, embora não menosprezando a Paraíba, jamais imaginaram que se pudesse oferecer algo tão superior e marcante como o que foi encenado.
E o resultado apresentado na Assembléia Geral e Final do Festival foi a inclusão nos Prêmios de Melhores Espetáculos, Melhores Atrizes para Risoleta Córdula e o de Melhores Atores com o qual fui agraciado. Até hoje apresento o meu troféu na estante e o diploma na parede do meu gabinete, lamentando apenas nunca ter recebido a viagem à Grécia que fora prometida por esta conquista.

vjuval@hotlink.com.br

Nenhum comentário: