quinta-feira, julho 20, 2006

Recuerdo 04 - VER E NÃO PERCEBER A PASSAGEM DA HISTÓRIA

Hugo Caldas

- Uma tarde de sábado, Sua Majestade Imperial, Hailé Selassié, o “Negus” da Etiópia, veio ao Brasil em missão diplomática. Era dezembro de 1960. Desembarcou em Recife de uma aeronave da Ethiopian Airlines, com a sua comitiva. O mau tempo, de Salvador em diante, no entanto, fez com que ficassem retidos aqui e conseqüentemente eu, como recepcionista do horário, tive que “colar” na Augusta e Imperial Figura a fim de que, na medida do possível, nada faltasse à Sua Real Vontade. Daqui, tão logo o tempo melhorou, o Imperador partiu para Brasília com o seu séqüito de vinte e cinco pessoas. Soube que após audiência no Alvorada, Sua Majestade conseguiu um empréstimo junto ao Banco do Brasil com o aval do presidente Juscelino. Começaram então, rumores sobre um golpe militar que estaria acontecendo na Etiópia, obrigando-o a voltar a seu país a fim de controlar a quartelada. Dizia-se em tom de brincadeira que ele chegou Hailé Selassié e voltava para a Etiópia “Hailé Sei lá se sou”. O golpe foi dominado de forma violentíssima em dois dias. Não posso esquecer, entretanto, que ao final da escala forçada aqui no Guararapes ele, após um breve aperto de mão, me presenteou com uma pequena moeda de ouro gravada com a efígie do Leão de Judá, (ele próprio) por serviços prestados. Falava comigo em inglês e com a comissária da aeronave que o trouxe, em francês. O “Negus” era descendente direto dos amores da Rainha de Sabá com o Rei Salomão.

- Um belo dia, Elga Anderson, atriz sueca com extensa filmografia no cinema europeu, mulherão para 400 talheres, desceu de um avião da SAS, e logo se engraçou com um companheiro de trabalho. Ficou dias hospedada no Hotel Boa Viagem com o tal colega a tiracolo. O coitado do R… (até hoje ele morre de medo de a esposa descobrir – eram noivos na época) apesar do físico de atleta, emagreceu uns quilinhos… Bela dieta!

- De outra feita, Lex Baker, medíocre ex-Tarzan voltando de Roma, pela Alitalia, onde havia feito uma ponta em “La Dolce Vita” de Fellini, fazia farol com as garotas da companhia por conta de uma câmera Polaroid. Tiramos uma foto juntos, mas infelizmente nos primórdios das fotografias instantâneas a técnica incipiente, ficava muito a desejar e a foto foi se desmilinguindo com o tempo, até sumir de vez.

- Outra que deu as caras por lá foi, Romy Schneider, bela atriz austríaca, que desfrutava o auge do sucesso de “Sissi, A Imperatriz”. Estávamos eu e outro colega, Geraldo Magela, no balcão de despachos quando ela apareceu, sabe-se lá de onde, querendo embarcar para São Paulo. Os dois com a maior cara de babaca disseram juntos: “ROMY SCHNEIDER”, e ela, oh please, don’t… querendo passar despercebida… Como se alguém pudesse se esconder por trás daqueles belos olhos.

- De outra feita quem apareceu na maior fossa foi o Coronel do Exército Britânico, Peter Townsend, namorado frustrado da Princesa Margareth da Inglaterra. A Família Real não aprovou, deu a maior bronca e forçou os pombinhos a dar fim no Real Romance. O que fez ele? Contrariadíssimo entrou no Pub da esquina disposto a encher a cara com whisky nacional, lá deles? Não. Gente fina é outra coisa. Comprou um Land Rover (vejam vocês que o famoso utilitário inglês já participou de histórias bem mais edificantes) e se danou pelo mundo afora curtindo a maior dor de cotovelo. Batemos altos papos sobre as diferenças entre o Land Rover e o Jipe Willys.

- Já imaginou você, ignorando tudo, na maior inocência, atender ao avião da El Al, Israel Airlines que voltava das festividades da independência da Argentina trazendo seqüestrado no porão, dentro de um caixote, desacordado, o ex-oficial SS Adolf Eichman, fruto de uma bem sucedida ação do Mossad? Pois é, atendi ao avião, fiz depois a inspeção geral de costume e não notei nada de anormal. E o Eichman estava lá dentro, dormindo o sono dos injustos. Dopadinho que só ele!

Essas coisas aconteciam e eram a mais banal das normalidades. Hoje, com o passar dos anos e o devido distanciamento me dou conta de que era o tempo, juntamente com a História, passando…

Nenhum comentário: